A cidade de Salvador – Bahia irá participar de um grande encontro cultural, social e solidário pela paz, o Festival Internacional Ibero-americano de Arte e Cultura pela Paz Brasil 2022″.
Don Carlos Jesus Castillejos de origem Maya e Zapoteca, guia do infinito, poeta mestre cerimonial e de peregrinações, escritor e viajante do invisível, que compartilha o legado dos avós mayas e a Sabedoria Tolteca da Serpente Emplumada. A caminhada de peregrino levou-o a receber de Dona Catalina filha de Maria Sabina em Huautla Oaxaca, a tradição cerimonial Mazateca dos cogumelos sagrados e no deserto Wirikuta do maraakame Andrés Jiménez, a tradição cerimonial wirrárika dos Jikuri.
O Fibac pela Paz conta com a participação de contemplados da Arte e Cultura da América Latina e do mundo. Cantores, músicos, escritores, poetas, artistas visuais, chefes de cozinha, ativistas socioambientais, dançarinos, atores, autoridades governamentais, entre outras infinitas expressões.
O Ibero-americano foi criado na cidade de San Rafael Mendoza (Argentina), com o objetivo de reunir personalidades em prol da contribuição solidária, a verdadeira ponte de união e paz entre os homens e povos. Idealizado pelo argentino Rulo Ortubia (Direção Geral Argentina) o Prêmio conta com uma equipe de assessores, são eles: Sayder SDR (Direção Geral no Brasil) e Luzia Moraes (Coordenação Executiva na Bahia).
Atualmente é realizado em 17 países como: Argentina, Angola, Bolívia, Costa Rica, Chile, Colômbia, Cuba, México, Estados Unidos, Venezuela, Espanha, Índia, Suécia, Peru, Uruguai, República Dominicana incluindo o Brasil.
Em sua 2ª Edição o evento será no Pelourinho, no dia 03 de setembro (sábado), às 16h, na Casa Cultural Reggae.
Rua do Passo, nº 17 – Santo Antônio Além do Carmo – Praça Jubiabá.