Obra de arte instalada no bairro do Rio Vermelho, lembra um ano de Guerra na Ucrânia. Confira!

Ontem foi instalada no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, a escultura de Mótanka, boneca-amuleto tradicional da Ucrânia. A escultura feita de plástico reciclado foi elaborada pelo artista soteropolitano André Fernandes, em colaboração com a artista ucraniana radicada em Salvador, Anastasiia Syvash, e belarussa Volha Franco.

André Fernandes, conhecido pela sua arte com apelo ecológico, usou como material principal as garrafas PET para montar a escultura da Mótanka que tem 2,80m de altura e pesa 180kg. Anastasiia, que reside em Salvador há 3 anos, entrou com a pintura que imita o bordado da roupa tradicional ucraniana. A escolha das cores foi simbólica, o vermelho de vida e amor, e o preto de luto das vítimas da guerra. E o amarelo e azul que são cores da bandeira da Ucrânia. Na tradição ucraniana, Mótanka não tem rosto, para o mal espírito não poder se incorporar nela, em ver disso tem imagem da cruz, símbolo do sol e de proteção. Uma coroa de flores na cabeça da escultura também é um adereço típico das ucranianas.

A diáspora ucraniana em Salvador se reuniu no ato da instalação da escultura em 24 de fevereiro que marca um ano da guerra em grande escala e 9 anos da invasão russa na Ucrânia. As pessoas cantaram o hino da Ucrânia, acenderam as velas em memória das vítimas da guerra e levantaram cartazes que pedem o fim da guerra e trazem a mensagem da resistência ucraniana.

Essa não é a primeira obra de André dedicada à Ucrânia. Logo no início da guerra em grande escala, ele reuniu crianças soteropolitanas para pintar esculturas de corações, feitas por ele, em amarelo e azul, cores da bandeira ucraniana. Essa obra também fica no Rio Vermelho, na Praça Mestre Bimba.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2702 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários