O artista Piazzito participou de uma enriquecedora oficina de música, abrilhantando a oficina de sanfona durante o II Encontro de Sanfoneiros de Rio de Contas, ao lado de renomados músicos como Mestre Gennaro, outros sanfoneiros. A ocasião também contou com palestras sobre a história da música, ministradas por Del Feliz e Flávio Leandro, que proporcionaram uma visão ampla sobre a cultura musical do Nordeste e do Sul. O evento, promovido e conduzido por Del Feliz, foi uma imersão intensa no universo musical e cultural dessas regiões.
Além do workshop de sanfona, a programação incluiu outras atividades culturais, como uma oficina de dança, feira de artesanato, apresentações de capoeira, celebrações das tradições locais com o Terno de Reis das Pastorinhas e rodas de conversa sobre as tradições nordestinas. As noites foram marcadas por shows de grandes nomes do forró e da música nordestina e nacional, como Del Feliz, Piazzito, Chambinho do Acordeon, Mestrinho, Mariana Aydar, Flávio Leandro, Nonato Lima, Claudinho do Acordeon, Emili Pinheiro, Juninho do Acordeon e Alírio Júnior.
Piazzito destacou a importância do evento não apenas como espaço de aprendizado, mas também de conexão artística e cultural entre diferentes regiões do Brasil. Para ele, a sanfona é um instrumento que, junto com sua voz, forma a base de sua pesquisa musical. Ele descreve sua trajetória de estudo com professores que lhe ensinaram metodologias avançadas, ajudando-o a desenvolver uma linguagem capaz de conectar-se com outros músicos e artistas.
“Quando tenho a oportunidade de estar ao lado de Del Feliz, Mestre Gennaro, Flávio Leandro, Nonato Lima, Mestrinho que são grandes compositores, realmente me sinto em família, porque nossa energia comunga com a ideia de reportar a existência através da arte,” revela Piazzito.
Ele ainda destaca o valor dessa integração cultural entre o sul e o nordeste, ressaltando como a união de estilos musicais tão representativos é essencial para a evolução artística. “A integração pontua essa aproximação como a verdadeira evolução da integração cultural dos povos. É essa aproximação que faz a diferença. Precisamos de mais encontros assim, rodas de conversa e palestras que agreguem os jovens, pois isso é uma forma de traduzir o processo criativo de um artista.”
O II Encontro de Sanfoneiros de Rio de Contas se consolida, assim, como um espaço vital para a celebração e preservação da rica cultura nordestina, reunindo grandes nomes da música nacional e inspirando novas gerações.