O curta-metragem documentário “É d’Oxum: a força que mora n’água”, da diretora baiana Dayane Sena (@daysena_), está em exibição no Festival MIMO (@mimofestival)! A próxima sessão será nesta quarta-feira, 17/05, na Estação Net Botafogo, no Rio de Janeiro, às 16hs.
O filme tem produção de Ondina Duarte (@ondinaduarte_) e Cassio Nobre (@cassionobreoficial), realização da Couraça Criações Culturais (@couracacriacoes) e Ondina Filmes (@ondinafilmes), e patrocínio da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás (@bahiagasoficial).
A música É d’Oxum é um dos maiores sucessos dos compositores baianos Gerônimo Santana e Vevé Calasans. O curta “É d’Oxum: a força que mora n’água” apresenta a criação desta que é uma das obras musicais que melhor traduz o sentimento de pertencimento identitário soteropolitano e baiano. Expressa em cada verso da canção, a relação entre a natureza e o candomblé é um aspecto cultural e simbólico essencial do jeito de ser baiano, presentes na memória afetiva do povo, seus festejos e crenças.
Além dos depoimentos dos autores Gerônimo Santana e Vevé Calazans (in memoriam), o filme conta com depoimentos de artistas como Ana Mametto, Armandinho, Daniela Mercury, Edvaldo Brito, Lia Chaves, Márcia Short, Margareth Menezes e Roberto Sant’Ana.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Dayane Sena
Roteiro: Ondina Duarte e Cassio Nobre
Produção executiva: Cassio Nobre
Direção de produção: Ondina Duarte
Direção de fotografia: Ariel Mamba Negra @arielzanndo
Som direto: Caji @cajiestudio e Cassio Nobre
Desenho de som e Finalização de áudio: Cassio Nobre
Montagem/Motion/VFX: Inagê Kaluanã @ikaluana
Montagem/Edição: Milene Maia
Cor: Filipe Louzado @filipelouzado
Trilha sonora: Ubiratan Marques @maestroubiratanmarques
Elétrica/Maquinista: Alessandro Wilber @alessandrowilber
Assistente de produção: Gabriel Souza gabriel_duketu
Identidade Visual: Carolina Santos carolsantosarte
Design: Enio Saldanha
Patrocínio:
Bahiagás e Governo da Bahia @govba
Realização:
Couraça Criações Culturais
Apoio: #mimo2023
#mimosp
#édoxum
#edoxum
#edoxumofilme
#édoxumofilme
#oxum