Primeiro dia da Festa Literária de Ilhéus na Bahia com debates, artes e muita diversão

A participação dos convidados Alexandre Coimbra e Maria Menezes no espaço Jorge Amado foi marcado por um público diversificado. A roda de conversa aconteceu após abertura oficial do evento com a presença de autoridades e estudantes.

Distribuídas em três espaços: o Jorge Amado, com as mesas principais; o Flizinha, para as crianças; e o Juventudes FLI, a festa literária começou nesta quarta-feira (13) e segue até sexta (15), no Centro de Convenções. Na abertura das atividades, a jornalista Vanessa Dantas, coordenadora-geral do evento, reconheceu o papel essencial da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) na consolidação da FLI ao longo das seis edições anteriores. “Agora, a nossa coordenação chega para somar junto com eles”, assegurou.

O evento que reúne grandes autores, palestrantes e intelectuais, com forte presença de visitantes de Ilhéus e de outras cidades da região, a exemplo de Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Una e Uruçuca, ocupa o Centro de Convenções da cidade entre 13 a 15 de novembro, como o tema, “A Princesinha do Sul no Mundo da Literatura” transforma a Terra de Gabriela num palco Libério-Cultural-Artístico-Acadêmico.

A abertura oficial da 7ª FLI, contou com as presenças do presidente da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Pinheiro, do líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Rosemberg Pinto e da ex-reitora da Uesc, ex-secretária da Educação da Bahia, a professora Adélia Pinheiro. Também participaram da cerimônia o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes,os vereadores Cláudio Magalhães e Enilda Mendonça; o vereador eleito Maurício Galvão; a diretora do Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul, Larissa Costa e o vice-prefeito eleito de Itabuna, Júnior Brandão.

A curadoria do espaço Jorge Amado é da Professora Dinalva Melo e Rita Argollo, e coordenação geral, da FLI assinada pela jornalista, especialista em Gestão da Comunicação e Gerenciamento de Projetos, Vanessa Dantas.

Para esta quinta-feira, o espaço Jorge Amado tem, a partir das 10h, o Sarau Dão-me cicuta / todos os dias. Convidados: Rita Santana, Daniela Galdino, Tereza Sá, Iolanda Costa, Tallýz Mann e Mither Amorim. Às 15h – Roda de conversa: culturas brasileiras em um diálogo possível. Convidados: Francisco Bosco e Tcharly Bliglia. Mediação: Ana Paula Garcia Boscatti e às 18h – Roda de conversa: A natureza do tempo presente. Convidados: Ailton Krenak e Casé Agantu. Mediação: Elisa Oliveira.

Para amanhã, sexta-feira (15/11) – 18h, a roda de conversa “Os outros somos nós”, será com o convidado, Mia Couto com mediação de Elis Matos.
O destaque para hoje é do filósofo e ambientalista Ailton Krenak, convidado mais esperado desta quinta-feira (14), quando ele participará de duas atividades na FLI, a primeira, às 9h, na Flizinha, e a segunda, às 18h, no Espaço Jorge Amado.
Com total acessibilidade, todas as atrações têm tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e são introduzidas por audiodescrição. Os espaços também foram preparados para acolher pessoas com dificuldade de locomoção.

Como participar:
Para participar da FLI, basta acompanhar a programação do evento e se inscrever nas atividades de seu interesse. A programação completa com datas, horários e locais, é divulgada nas redes sociais e no site oficial do evento, também por meio da assessoria de imprensa para todos os veículos de comunicação do país.

A 7ª Edição da FLI – Festa Literária de Ilhéus é uma realização da Sarça Comunicação, tem a LDM como editora Oficial do evento, parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e conta com o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), do Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Turismo. (Com informação do jornalista Thiago Dias / Assessor da FLI e fotografia de Bruno Gonzaga e Daniel Ribeiro).

*Fábio Costa Pinto, Jornalista Mtb 33.166/RJ, Membro do Conselho Deliberativo da ABI e da Comissão de Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI. Representante no Estado da Bahia.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2699 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários