Professor João Borges ( Dão) Educador e Ativista Ambiental

Atividades - Ações de limpeza, reflorestamento de áreas degradadas, cursos de capacitação, pré-vestibular, acolhimento social, Feiras da cidadania, etc.

JOÃO CARLOS BORGES DE SOUZA ( DÃO)

Biografia

 

Sou João Carlos Borges de Souza, nativo de Arembepe e apelidado de Dão na comunidade, natural de Camaçari, com 37 anos de idade, casado, pai de família, filho do senhor Dezimário Borges de Souza (Beí) e da senhora Aldina Martins de Souza (Dona Boneca). Neto da saudosa Tia Deja, a vida para João Dão não foi fácil, de família humilde e trabalhadora meus pais se esforçaram muito para dar a mim e aos meus três irmãos o de melhor que estavam ao seu alcance, principalmente, com relação a educação e aos valores, itens que são extremamente importantes para todos os seres humanos de bem.

Desde jovem comecei a trabalhar primeiro ajudando minha mãe na venda de lanches no Colégio Municipal Lídia Coelho Pinto, também com minha tia Teco em um comércio que ela tinha, com meu tio Léo trabalhei na construção civil, até o dia que tive a minha primeira ocupação oficial como menor aprendiz na Prefeitura Municipal de Camaçari. Paralelamente a formação profissional comecei a participar das causas em defesa da comunidade, incentivado, principalmente, pelo meu tio Rivelino Martins de Souza, que começara a encabeçar as lutas ambientais e comunitárias na década de 90.

Foi devido a essa vivência nas lutas ambientais e comunitárias que fez com que escolhesse o curso de Ciências Biológicas para cursar, ainda muito jovem com apenas 17 anos. Esse acontecimento foi muito impactante em minha vida, algo novo na qual com a força de Deus, da minha família e amigos me adaptei e concluí o curso em 2006 com êxito. Mais já tinha começado a colher os frutos desse desafio um pouco antes. Pois, através da graduação tive em 2005 a oportunidade de desenvolver a atividade na área de educação. Foi um encaixe perfeito, nunca imaginava que seguiria essa área, hoje não me vejo fora dela.

Minha primeira experiência na educação foi na localidade de Jauá pela Prefeitura de Camaçari, no Centro Educacional Tancredo Neves. Depois passei a atuar na rede municipal de ensino na Escola Professor Luís Rogério de Souza no bairro da Gleba C, sendo servidor público de carreira no município. No ano de 2006 também ingressei na rede estadual de ensino do estado da Bahia através de concurso público, sendo lotado no Colégio Estadual Polivalente de Camaçari.

Hoje, passados mais de 15 anos de profissão e diversas batalhas, o prof. João é um defensor da educação e escola pública de qualidade, engajado na construção de projetos voltados para o resgate da cultura e valores na sociedade. Na comunidade de Arembepe e região ele desenvolve e participa de diversas ações de cunho social, ambiental, cultural e esportiva, colaborando num todo para o crescimento da cidade. Dentre alguns projetos e ações que foram desenvolvidas podemos citar: Ações de limpeza, reflorestamento de áreas degradadas, cursos de capacitação, pré-vestibular, acolhimento social, Feiras da cidadania, etc.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 2072 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários