Programa Ei!!! Vc Tá Aí?! Recebe Dr. Carlos Lino para discutir sobre Endometriose

Nesta quinta (12) às 20:30, no programa
“Ei!!! Vc Tá Aí?!” Apresentadora Doinha Prata Receberá o Ginecologista e Especialista em Vídeo Cirurgia Dr. Carlos Lino, transmitido ao vivo pelo Instagram e pela rádio
Doinha Prata Web FM Brasil/Moçambique.

Tema: Endometriose.

O especialista em Endometriose, Dr. Carlos Lino, vai falar sobre a doença que atinge milhões de mulheres no mundo. Endometriose é uma doença que se busca o controle. Não tem uma cura definida ainda, nem com a cirurgia considera-se que houve a cura, mas é uma doença que se controla o sintoma. Busca-se um tratamento clínico e, em alguns casos, cirúrgico. Então, a paciente de endometriose precisa ser acompanhada o tempo inteiro, por ter uma doença crônica, para monitorar sintomas e possível evolução, já que ela pode trazer uma situação mais complicada: como doença no reto, ou obstrução intestinal. Isso não acontece com todas as pacientes. Existem aquelas que permanecem com a endometriose até assintomática a vida inteira, mas as que são muito sintomáticas são aquelas geralmente as que precisam ser operadas para ajudar no controle do sintoma. Entretanto, é preciso enfatizar que todas precisam de acompanhamento, acompanhamento, para monitorar a possível evolução na doença.

CL: A endometriose é um fator importantíssimo de infertilidade. Não é o único, mas a partir do momento que a paciente identificou a doença, e foi observada a interferência na dificuldade para a gravidez, obviamente que quando o médico acompanha e define um critério de tratamento, vai ajudá-la a engravidar. E um dos critérios, muitas vezes, é a indicação cirúrgica. Paciente que vem tentando engravidar há muito tempo e faz a cirurgia por laparoscopia para tratamento da endometriose, melhora os resultados tanto de gestação espontânea quanto fertilização de reprodução assistida. É importante identificar e tratar para que se permita que essas mulheres engravidem.

“Entendo a preocupação sobre a possibilidade de engravidar com endometriose, como médico especialista, posso dizer que, apesar dessa condição poder afetar a fertilidade, muitas mulheres conseguem engravidar naturalmente”.

A endometriose pode dificultar a concepção, mas não significa que você não possa ter filhos.
Alguns fatores que podem influenciar sua fertilidade incluem a localização e extensão da doença, a gravidade dos sintomas e tratamentos anteriores.
No entanto, muitas mulheres com endometriose conseguem engravidar com sucesso, especialmente se a condição for bem acompanhada.
Recomendo que você faça um acompanhamento regular com um ginecologista especializado, para avaliar sua situação e discutir as melhores opções.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2651 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários