O projeto “Viva o Museu Popular” (@apombagem) dá continuidade a sua programação com o lançamento do documentário “Olha o museu no meio da rua” e uma roda de conversa que acontece nesta quarta (24/05), às 14h, na Casa do Museu Popular da Bahia, localizada na Fazenda Grande do Retiro. O evento é gratuito e aberto ao público.
Produzido em parceria com a Raízes BA @raizes_ba , o documentário tem direção do cineasta Gean Almeida e do diretor teatral Fabricio Brito. Sendo realizado de forma independente e orgânica, a proposta do documentário é chamar a atenção para a potência das artes de rua e dos espaços culturais na periferia, tendo como fio condutor a atuação do Grupo de Arte Popular A Pombagem e a sua afirmação de que “O Museu é a Rua”.
A roda de conversa conta com os seguintes convidados: Gean Almeida, que assina a direção do documentário; Rita Maia, professora de museologia da UFBA; Vagner Rocha, gerente de equipamentos culturais da FGM; e Janete Brito, coordenadora da Casa do Museu Popular da Bahia. A mediação ficará por conta do proponente do projeto, Fabricio Brito.
Nas próximas semanas o projeto conta ainda com a apresentação do espetáculo “O Museu é a Rua” dia 31 de maio no Monumento ao Dois de Julho (Campo Grande) e 14 de junho no Marco da Cidade (Porto da Barra). No dia 7 de junho acontece mais uma Roda de Conversa com o tema “Teatro de Rua e Educação Patrimonial”, tendo como mote a recriação cênica da Festa do Lixo. Todas as atividades iniciam sempre às 14h
O projeto “Viva o Museu Popular” foi contemplado pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador.
SERVIÇO
Projeto Viva o Museu Popular
Estreia do Documentário “Olha o museu no meio da rua”
24 de junho, às 14h
Roda de Conversa com Gean Almeida, Rita Maia, Vagner Rocha, Janete Brito e Fabricio Brito
GRATUITO e aberto ao público
Acompanhe em: @apombagem e @casadomuseupopulardabahia
PROGRAMAÇÃO
17 de maio | 14h – Apresentação do espetáculo O Museu é a Rua na Estátua de Jesus (Cristo da Barra);
24 de maio | 14h – Estreia do documentário Olha o museu no meio da rua e roda de conversa sobre o conteúdo exibido. Convidados: Rita Maia, Vagner Rocha, Janete Brito e Gean Almeida. Mediação: Fabricio Brito (Casa do Museu Popular da Bahia)
31 de maio| 14h – apresentação do espetáculo O Museu é a Rua no Monumento ao Dois de Julho (Campo Grande);
7 de junho | 14h – roda de conversa sobre Teatro de Rua e Educação Patrimonial tendo como mote a recriação cênica da Festa do Lixo. Convidados: Ana Paula Santos, Manuel Gonçalves, Eliene Benício e Manuela Ribeiro. Mediação: Fabricio Brito (Casa do Museu Popular da Bahia);
14 de junho | 14h – apresentação do espetáculo O Museu é a Rua no Marco da Cidade (Porto da Barra);