Roda de Diálogos resgata a história e a cultura de Portão no CETIP

Na última sexta-feira (21), o Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão (CETIP) foi palco da Roda de Diálogos sobre a História e a Cultura de Portão, um evento marcado por uma programação rica e diversa, reunindo nomes de destaque na luta pela valorização da identidade local.

A abertura ficou por conta de Rilc, membro da Família Tríplice, ex-aluno da escola e morador de Portão. Sua fala inspiradora destacou o protagonismo da juventude local, reforçando a importância do pertencimento e da construção coletiva de um futuro pautado no reconhecimento das raízes do bairro.

Na sequência, a historiadora Gildete Melo, gestora da Aldeia Casa da Fonte, trouxe um mergulho profundo na trajetória do povo negro na formação da sociedade local. Casas de taipa, o feitio do beiju, João Expresso, o Levante do Rio Joanes e a ligação histórica entre Portão e Areia Branca foram alguns dos temas abordados por Gildete, que destacou ainda as contribuições culturais, filosóficas e científicas do povo negro-quilombola na região.

Encerrando o ciclo de falas, a vereadora Luciana Tavares, também moradora de Portão, trouxe uma mensagem de esperança para a juventude presente, reforçando o papel da educação e da cultura na transformação social.

O evento foi mediado pelos professores Silvana e Tássio e contou com a exibição de vídeos e fotos sobre figuras e momentos marcantes da história do bairro, como o Levante do Joanes, João Expresso, Dona Aide e Mãe Mirinha de Portão. Para Rauan, professor do CETIP, a palestra da historiadora Gildete foi uma verdadeira aula de aprendizado:

“Tenho certeza de que o vínculo dos nossos alunos com o bairro só tem a se fortalecer com essa sabedoria ancestral. Isso que é uma educação transformadora.”

Ao longo do encontro, um sentimento comum permeou as falas e reflexões: Portão é terra de resistência, de cultura viva e de histórias que precisam ser contadas e reconhecidas. Como dizia Mãe Mirinha de Portão, grande liderança religiosa e cultural da região: “Não se constrói futuro sem respeitar o passado.”

A Roda de Diálogos foi mais um passo nesse resgate essencial da identidade de Portão, reforçando a importância de eventos que fortaleçam a memória e o pertencimento da juventude à sua própria história.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 4159 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários