Salvador é palco do Torneio de Basquete em Cadeira de Rodas da Bahia até domingo (22), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras

Dribles, belas jogadas e muita disputa. Assim foi o jogo entre a Associação dos Atletas Baianos com Necessidades Especiais (AABANE) e Associação Metropolitana Poliesportiva de Dias D’Ávila (AMPDD), na abertura do Torneio de Basquete em Cadeira de Rodas (BCR) Bahia, nesta sexta-feira (20). O placar foi AMPDD 36 x 29 AABANE. A competição acontece até domingo (22), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador.
A ação integra a programação do ‘Setembro Verde, mês dedicado à luta pela inclusão das pessoas com deficiência. O evento esportivo é organizado pela Associação Baiana de Desporto Adaptado (Abda), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e da Federação Baiana de Basketball.
“Há seis anos a competição não acontece aqui, em Salvador. Então, nós buscamos readaptar, tornar os espaços do Governo do Estado mais acessíveis, e dar vez a pessoa com deficiência, para mostrarem que são capazes de executar atividades esportivas, como temos, aqui, um basquete de alto rendimento”, pontuou o coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, Aldemare Júnior, destacando a importância de fomentar a inclusão da pessoa com deficiência através do esporte.
Para participar dos jogos, são utilizadas cadeiras especiais, montadas de acordo com as necessidades de cada atleta. O foco é visibilizar o paradesporto.
“A importância do campeonato é a visibilidade. Na verdade, a gente agrega muito no esporte, em termos de saúde, fisicamente, e, também, vai agregar na visibilidade. A gente viaja, sai, se distrai um pouco, não fica muito preso à deficiência ou até mesmo àquela dificuldade que a gente traz”, explicou Maicon Brito, que defende as cores da Associação Paradesportiva do Interior da Bahia (Apib), de Jequié.
Até domingo, 60 atletas masculinos e femininos, distribuídos em cinco equipes de basquete em cadeira de rodas de Itabuna, Jequié, Dias D’Ávila, Feira de Santana e da capital baiana, disputam dez partidas. Neste mesmo dia, serão entregues as medalhas e troféus aos vencedores.
“São várias cidades da Bahia que estão vindo para Salvador para jogar o Campeonato Baiano. A interação entre nós é a melhor coisa que tem”, concluiu Fábio Santos, jogador representante da AABANE.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 2044 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários