Programa também exibe reportagem especial sobre a alface e aborda os detalhes da produção de pitaia
O “SBT Agro” deste domingo (08) faz uma viagem no tempo para contar como foi a chegada das primeiras sementes de soja ao Brasil no começo do século passado. O público vai entender como elas foram trazidas por um pastor luterano que veio dos Estados Unidos e de que forma o plantio do grão, que se tornou um dos produtos mais produzidos e exportados pelo país, está completando 100 anos. A Fenasoja – Feira Nacional da Soja, realizada no Rio Grande do Sul, fez uma cerimônia especial para homenagear as famílias dos primeiros sojicultores da nossa história.
Com a proximidade do verão e o aumento das temperaturas, as saladas passam a ser mais constantes no cardápio das famílias. E a alface é um dos ingredientes mais usados neste preparo. No quadro “SBT Agro Responde”, uma reportagem especial vai mostrar os cuidados necessários para a produção desta que é a hortaliça mais consumida no Brasil. Rica em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, a alface pode ser cultivada durante o ano todo. A planta precisa de sol e água em abundância para se desenvolver bem e, com a adubação adequada, pode ser produzida até em vasos dentro de casa.
O programa também vai mostrar como a produção de pitaia tem crescido no Brasil. De origem mexicana, a planta se adaptou bem por aqui, e a rentabilidade do cultivo tem atraído cada vez mais interessados. Atualmente, a maior parte da safra brasileira da fruta está concentrada nos Estados do Paraná e Santa Catarina, mas o cultivo tem se espalhado por outras regiões. O Norte do país é um exemplo desse crescimento. No Amazonas, a pitaia encontrou um clima muito parecido ao do país de origem, o que tem proporcionado boas safras. A produção ainda é pequena, mas a expectativa é expandir a cultura nos próximos e, além de atender o mercado interno, começar a exportar a fruta.
O “SBT Agro” é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.