“SBT Agro” conta história da chegada da soja ao Brasil neste domingo

Programa também exibe reportagem especial sobre a alface e aborda os detalhes da produção de pitaia

O “SBT Agro” deste domingo (08) faz uma viagem no tempo para contar como foi a chegada das primeiras sementes de soja ao Brasil no começo do século passado. O público vai entender como elas foram trazidas por um pastor luterano que veio dos Estados Unidos e de que forma o plantio do grão, que se tornou um dos produtos mais produzidos e exportados pelo país, está completando 100 anos. A Fenasoja – Feira Nacional da Soja, realizada no Rio Grande do Sul, fez uma cerimônia especial para homenagear as famílias dos primeiros sojicultores da nossa história.

Com a proximidade do verão e o aumento das temperaturas, as saladas passam a ser mais constantes no cardápio das famílias. E a alface é um dos ingredientes mais usados neste preparo. No quadro “SBT Agro Responde”, uma reportagem especial vai mostrar os cuidados necessários para a produção desta que é a hortaliça mais consumida no Brasil. Rica em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, a alface pode ser cultivada durante o ano todo. A planta precisa de sol e água em abundância para se desenvolver bem e, com a adubação adequada, pode ser produzida até em vasos dentro de casa.

O programa também vai mostrar como a produção de pitaia tem crescido no Brasil. De origem mexicana, a planta se adaptou bem por aqui, e a rentabilidade do cultivo tem atraído cada vez mais interessados. Atualmente, a maior parte da safra brasileira da fruta está concentrada nos Estados do Paraná e Santa Catarina, mas o cultivo tem se espalhado por outras regiões. O Norte do país é um exemplo desse crescimento. No Amazonas, a pitaia encontrou um clima muito parecido ao do país de origem, o que tem proporcionado boas safras. A produção ainda é pequena, mas a expectativa é expandir a cultura nos próximos e, além de atender o mercado interno, começar a exportar a fruta.

O “SBT Agro” é apresentado por Sandro Ivanowski e vai ao ar aos domingos, a partir das 07h30 da manhã.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2701 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários