Seminário de Cultura do CETIP destaca Canoagem e Saberes Tradicionais

Na última semana, o Colégio Estadual de Tempo Integral de Portão (CETIP) realizou mais uma edição do seu aguardado Seminário de Cultura, trazendo como destaque a participação especial da equipe de canoagem Kirymure. O evento, promovido pelos professores do turno noturno com coordenação da educadora Silvana, proporcionou momentos de reflexão, aprendizado e conexão com a natureza e os saberes tradicionais.

As coordenadoras do Kirymure, Nick e Jackie, compartilharam com os estudantes a importância da canoagem como prática esportiva e educativa. Em sua fala, abordaram a rica biodiversidade do rio Joanes e a relação ancestral com os pescadores da região, enfatizando a necessidade de preservação e respeito às comunidades ribeirinhas.

Outro momento marcante foi a fala da professora e pesquisadora Saionara Bonfim, doutora em Educação, que emocionou a todos ao trazer uma potente reflexão sobre os povos tradicionais, suas histórias, resistências e contribuições para a formação cultural brasileira.

O evento foi mediado pelos historiadores Raun e Tássio, professores da escola, que conduziram o seminário com dinamismo e sensibilidade. Ao final da programação, seis alunos foram sorteados e ganharam uma aula gratuita de canoagem, como forma de vivenciar na prática os conhecimentos discutidos.

O Seminário de Cultura do CETIP reafirma o compromisso da escola com uma educação crítica, cidadã e conectada com os saberes do território.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 3125 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários