Durante a COP28, Dubai, realizada de 30/11/23 à 12/12/23, Conferência das Partes sobre as Mudanças Climáticas, o evento discute sobre as questões ambientais e globais
A participação da Shirley Krenak, originária do povo Krenak, ativista internacional ambientalista e dos direitos humanos, de forma simples e objetiva levantou as questões que há décadas não têm respostas por aqueles que estão no poder.
A crise climática atinge toda humanidade, porém as pessoas desprovidas são as mais atingidas.
A pergunta que não quer calar , será que se alguém chegar na periferia onde a realidade de uma familia vulnerável que é bem diferente daquelas que têm condições saberão discutir sobre a mineração e combustíveis fosseis, por exemplo?
Este protesto da Shirley krenak, traz a mente o motivo pelo qual aqueles que estão no poder tem tanto medo da educação, pois quanto mais um país sem investimento na educação é facilmente manipulável. .
Fica a reflexão sobre os estudos, a vontade de aprender e compartilhar o conhecimento.
Quem tem propriedade para falar sobre a própria vida é quem vive a sua, moral da história quem tem conhecimento de causa para falar sobre o nosso país é a população brasileira, portanto sem uma política de consulta pública séria não teremos condições para atingirmos o nosso objetivo de uma vida melhor.
“Chega de dar a voz e fazer “batuque” para quem é oportunista e não vive a nossa realidade, quem vive neste país tem total competência para administrar e contribuir para um país melhor.” Juma, idealizadora da Embaixada Encontro dos Povos
Consultem quem tem conhecimento e vivência.
É preciso a união e a conscientização para assegurar o futuro de todos.
Texto : Juma
Redator: Tadeu Thurler
Foto: Reprodução Internet