Tonho Matéria – Prêmio Imprensa, Troféu Caymmi, 1 Disco de Platina

Música, Capoeira e Ativismo Social - Revista Cia Brasil Magazine /Coluna No topo de Fernanda Noronha

Confiram um pouco sobre o artista e ativista Tonho Matéria e suas atividades em prol de promover a cultura afro-brasileira internacionalmente!

Conhecido por sua voz possante e carisma nos palcos, o cantor, compositor, mestre de capoeira e ativista social Tonho Matéria ficou bastante conhecido por interpretar grandes sucessos do “Axé Music” como “Tchau Galera”, “Tchaco”, “Rum Bragadá” entre outros “hits” e é também figura conhecida do carnaval baiano no Brasil.

Nascido em Salvador, na Bahia, Tonho foi também uma das vozes que representou a banda percussiva “Olodum”, com a sua participação em dois CDs e um DVD do grupo, pertenceu a Banda Araketu e é um dos maiores promotores da “Capoeira” e de atividades ligadas a promoção da cultura afro-brasileira no mundo.

Com mais de 36 anos de Carreira, sua brilhante trajetória artística de respaldo internacional registra premiações como o “Prêmio Imprensa”(20), o “Troféu Caymmi”(20), 12 turnês fora do Brasil, 1 Disco de Platina (Vendagem de 250 mil Cópias), 9 álbuns de carreira solo, 1 DVD de carreira solo, além de participações especiais em álbuns diversos de outros artistas, bandas e coletâneas.

O artista já se apresentou em diversos países dos continentes Africano, Europeu, Oceania e Americano, como Angola, Moçambique, Alemanha, Itália, Grécia, Argentina, Austrália, Estados Unidos, entre outros países, inclusive, em 2011, nos Estados Unidos, Tonho foi ovacionado por uma multidão de brasileiros e americanos na edição do “Brazilian Day de San Diego”, na Califórnia.

Dono de uma energia contagiante, seus shows trazem diversos elementos da cultura afro-brasileira, que mesclam ritmos como o Samba-Reggae, o Pop, o Axé, o Samba de Roda, entre outros ritmos das diversas linhas musicais de África e também a “World Music”.

Como compositor, teve suas composições registradas nas vozes de artistas renomados, como Bell Marques, Durval Lelys, Beto Jamaica, Marcia Freire, Saulo Fernandes, entre outros.

Comprometido com as demandas sociais, ciou sua própria ONG(Organização Social Sem Fins Lucrativos), a “Associação Sociocultural e de Capoeira Bloco Carnavalesco Afro Mangangá (bloco de Capoeira)”, para ensinar a jovens a arte da capoeira e o uso da mesma como instrumento de transformação social, princípios sobre cidadania e responsabilidade social.

A organização também vem realizando ações e atividades de combate ao racismo, com o fortalecimento de práticas empreendedoras e da economia solidária, e desenvolvimento sustentável de empreendimentos gerenciados por negros, homens e mulheres, ampliando assim, a inclusão e produtividade tornando diretriz fundamental da “Campanha Mangangá em Ação”.

Para saber mais novidades sobre o artista e suas atividades sociais, acompanhe o mesmo em suas redes sociais (@tonhomateria) e (@blocodacapoeiraoficial) no Instagram e na sua página no Facebook “Tonho Matéria”.

(NOTA: Vale ressaltar que informações contidas nesta matéria foram retiradas do texto do jornalista Antonio Carlos da Fonseca Barbosa (www.ritmomelodia. mus.br) e também através do release e material promocional concedido pelo blog “Café com Shah”, através do seu editor-chefe “Moisés Shah”)

E TAMBEM FOI PUBLICADO NA COLUNA DA CANTORA E COMPOSITORA FERNANDA NORONHA EM SUA COLUNA NO TOPO da Revista Brasil Magazine

 

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 2073 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários