Transferência da sede do governo e o lançamento da Flica, Cachoeira celebra 200 anos da independência da Bahia

 

Jerônimo Rodrigues participa de transferência da sede do Governo do Estado para Cachoeira e do lançamento da FLICA na cidade, onde pela primeira vez um governador da Bahia participa deste lançamento.

Com participação do governador Jerônimo Rodrigues, a sede do Governo do Estado será transferida para o município de Cachoeira, neste domingo (25). Às 6h, será iniciada uma série de eventos, ações e serviços, nas áreas da cultura e educação, para comemorar os 200 anos da Independência da Bahia. A mudança da sede do governo, da capital baiana, de Salvador para Cachoeira tem como objetivo valorizar a importância da cidade nas batalhas travadas pela conquista da Independência do Brasil.

Entre as atividades previstas para este ano estão a apresentação da Filarmônica Lyra Ceciliana Cachoeirana, na Praça da Aclamação, seguida da Celebração do Te Deum, na Igreja da Ordem Primeira; além do lançamento da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), na Fundação Hansen Bahia, e da Sessão Solene, às 10h, na Câmara Municipal.

Segundo a assessoria do governador, outro destaque da programação matutina é a inauguração do marco alusivo às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, às 11h30. A ação é realizada pelo projeto itinerante “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

A programação conta com aulas públicas e atividades lúdicas da Biblioteca de Extensão (BIBEX), traz também serviços da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e o Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE). A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) também estará na cidade com uma unidade móvel para fazer orientação, acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência.

No período da tarde, será ministrada, às 14h, uma aula pública, organizada pelo Centro de Memória da Bahia e, às 15h, o desfile Cívico Militar dá o tom da festa. As Fanfarras Escolares dos colégios da rede estadual de ensino, organizadas pela Secretaria de Educação (SEC), vão mobilizar, este ano, cerca de 350 estudantes, segundo programação local.

Fundação Hansen Bahia.

Enquanto a cidade de Cachoeira respira o São João, a Fundação Hansen Bahia (FHB) está trabalhando nos preparativos para o Lançamento da 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira – FLICA, maior evento literário do Norte e Nordeste. O encontro que acontece neste domingo, 25, a partir das 11 horas. A presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e comitiva, diversas autoridades, a imprensa local e regional e de convidados, estar confirmada.

“Essa é a primeira vez que um governador da Bahia participa do Lançamento de uma edição da FLICA na cidade de Cachoeira”, informa Jomar Lima, coordenador geral da Feira Literária Flica e coordenador executivo da Fundação Hansen Bahia.

A comitiva e seus visitantes serão recepcionados pelas Filarmônicas Sanfelista, 25 de junho, Lyra Ciciliana, e outras manifestações culturais.

Para os que tiverem presentes, vai poder conferir no Museu/Galeria (provisório), a exposição “Navio Negreiro – Caminhos das Lágrimas”, do artista alemão Hansen Bahia; uma homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, composta por vinte gravuras recém emolduradas.

Já para os que não puderem estar presente, vai poder assistir os momentos das trocas de conteúdos entre convidados e participantes, através das redes sociais, onde terá transmissão ao vivo pelo canal YouTube da FHB.

A FLICA 2023 acontecerá de 26 a 29 de outubro de 2023, em Cachoeira, e contará com grandes nomes da literatura baiana, nacional e internacional. O maior evento do Norte e Nordeste do Brasil, é na Bahia!

 

Uma realização da Cali e FHB.

Contatos com a imprensa:

Liz Senna, WhatsApp 71. 99106-6487

Espero vocês,

Fábio Costa Pinto, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa ABI e conselheiro da Fundação Hansen Bahia.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2702 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários