Tributo aos 51 anos do disco: O PESSOAL DO CEARÁ (E O MASSAFEIRA)

Tributo aos 51 anos do disco: O PESSOAL DO CEARÁ ( E O MASSAFEIRA)
Por: Serafim e Antenor Cardoso

Passados 51 anos do lançamento dessa obra prima, que abriu espaço e alavancou a carreira de uma infinidade de compositores e artistas cearences na década de 70, dois músicos, arte-educadores e compositores baianos se unem, depois de 10 anos sem tocar juntos, para uma homenagem a esse movimento do Ceará.
O disco, o conceito e toda a concepção da obra, foi idealizada pelo grande Ednardo Souza, que convidou os parceiros da época, Belchior, Raimundo Fagner, Amelinha e Rodger Rogério, para uma gravação inédita, com canções de autoria dos 4 compositores.
Alguns anos depois, esse disco daria início ao que seria um dos maiores movimentos estéticos, sócio-culrturais do Brasil: O MASSAFEIRA. Que reuniu um grupo ainda maior de compositores, cantores, músicos, artistas plásticos e cineastas. Entre eles : Fausto Nilo, Mona Gadelha, Pachelly Jamacaru, Calé Alencar, os irmãos Roger e Rogério, Graco, Angela Linhares, Teti, Chico Pio, Patativa do Assaré,Ferreirinha, entre outros.
Para essa homenagem, os músicos baianos Serafim e Antenor Cardoso fizeram uma vasta pesquisa, aglutinando canções de diversas fases da carreira dos compositores cearences. Sendo, a grande maioria das músicas, do disco ” O Pessoal do Ceará, de 1972.

Serviço:
O que? Tributo ao Pessoal do Ceará.
Quando? 22 de dezembro, sexta-feira, às 20:30
Onde: Bla Bla Blá, Arte e Cultura.
( Rua do Meio, 2
141, Rio Vermelho)
Quanto? 20 reis.
@antenor_cardoso @blablablartecultura @ednardoreal @belchioracervo @centroculturalbelchior @fagneraimundo @raimundofagnerfortaleza @rodgerrogerioarte @mona_gadelha @pachellyjamacaru @abidoral.jamacaru @mimirocha1 @carlinhospatriolino @fortalezacearaoficial @governodoceara @prefeituradefortaleza @faustonilo @patativadoassare @alankardecfilho @cidadaoinstigado @clubedosbonssons @bigbrossprodutora @rockbaiano @rock_baiano

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2701 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários