A última edição do projeto Conversando o Samba, vai acontecer nesta quinta-feira (10/03), a partir das 19h. Este projeto valorizou o universo feminino com o tema: As mulheres no samba. Para este último evento, a produção vai trazer um presente para quem acompanhar; pois será transmitido na página do Bloco Quero Ver o Momo, na plataforma YouTube, e contará com a participação de Gal do Beco e Carla Gentil; além de algumas das divas que deram suas contribuições, nas duas primeiras edições: Marcinha Bebê, Josiane Clímaco, Cris Santana, Mazé e Beth Ducolli. Vale salientar que a programação é virtual e gratuita com tradução simultânea em libras e com legenda.
Conversando o Samba é um projeto produzido anteriormente pelo bloco carnavalesco Quero Ver o Momo, que fomenta a cultura do samba, abordando suas diversificações e vertentes, deixando registrada a mistura de ritmos e tradições que marcaram a história do Brasil. Vale ressaltar que as duas primeiras edições aconteceram em 2019, de forma presencial.
Nesta edição, “Conversando o samba” terá como mediadores: Patrícia Bernardes (jornalista e pesquisadora para projetos de impacto social em educação e entretenimento) e Luís Augusto Silva (CEO do Site Onde curtir samba e faz parte da Diretoria do Bloco Quero ver o Momo), que abordará com as convidadas, o envolvimento delas com o samba e a resistência em relação a permanência das mulheres no cenário sambista, este que é um espaço genuinamente ocupado por homem.
O projeto tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal.
ONDE CURTIR SAMBA
O portal Onde curtir Samba é o primeiro veículo de internet a fomentar e divulgar o gênero musical do samba e suas vertentes, do estado da Bahia. O site foi criado pelo empresário Luís Augusto Silva e lançado em 2009, com a proposta inicial de ser uma agenda eletrônica com divulgação dos eventos, bandas e artistas do gênero. Durante o período de pandemia do coronavírus, o portal precisou ser suspenso temporariamente, dando vez, as redes sociais (Instagram e Facebook), que juntos tem quase 25 mil seguidores;
Luís Augusto
Silva acredita que a Lei Aldir Blanc é uma excelente ocasião para oxigenar a cadeia produtiva do samba, dando oportunidade de dar continuidade a alguns projetos:
Neste momento, onde o segmento de cultura foi o mais atingido devido ao distanciamento social, uma Lei como Aldir Blanc realizar três edições deste projeto produzido anteriormente pelo bloco Quero Ver o Momo, é fantástico.
Sobre as convidadas:
Gal do Beco: em 1979, Maria das Graças Silva veio de mudança para Itapoan (Salvador), com dois filhos e recém separada e precisou pegar no pesado e abriu um bar na Vasco da Gama. Na inauguração do bar, numa quarta-feira, rabada e muito samba com os amigos. A festa foi tão boa que durou até o outro dia e na semana seguinte as pessoas voltaram procurando pela deliciosa rabada e pelo samba do beco. Era um espaço simples, mas acolhedor, carinhosamente chamado de Beco, daí seu nome artístico.
Na época, Gal ainda não cantava, mas no começo dos anos 80 começou a ensaiar algumas músicas e a participar como cantora em pequenos eventos. Foi em 1993 que teve sua primeira noite cantando
profissionalmente. Convidada por Oscar Penha (Batatinha) ela cantou na Noite do Samba, um dos eventos mais consagrados do samba em Salvador. Já são mais de 30 anos de samba como cantora solo.
Gal já fez shows com Nelson Rufino, Juliana Ribeiro, Waldir Lima, e depois de passar por princesa, rainha, hoje é considerada a senhora do samba de Salvador. Não é à toa que os novos sambistas a tomam por madrinha.
Carla Gentil: advogada, bailarina clássica, baiana de Senhor do Bonfim, sorridente, de voz marcante que iniciou a carreira artística em 2012; desde criança acompanhava a carreira de Dona Ivone Lara, Gal Costa, Clara Nunes, Elis Regina, Caetano Veloso e Alcione e sempre acreditou no poder das músicas autorais.
Seu primeiro trabalho autoral independente em 2018, participou da gravação de quatro faixas no LP do Samba de Botequim vol.2.
Carla também soltou sua voz no Tributo à Cartola, na Varando do Sesi – Rio Vermelho, em show desenvolvido pelo ator Dody Só, em 2015; já em 2016, Carla teve a oportunidade de subir ao palco e homenagear Clara Nunes, em um tributo realizado no Teatro Solar Boa Vista, através do Samba das Rosas Coletivo Feminino.
Carla Gentil tem como principal marca de sua carreira o resgate às raízes. Em seu repertório, ela relembra grandes mestres do samba da Bahia, interpretando músicas autorais e reverenciando a Velha Guarda da Bahia entre outros artistas.
SERVIÇO:
O QUE: 3ª edição de Conversando o Samba
CONVIDADAS: Gal do Beco, Carla Gentil, Marcinha Bebê, Barbara Sousa, Josiane Climaco e Beth Ducolli.
QUANDO: 10 de fevereiro de 2022, às 19h
ONDE: Na página do Bloco Quero Ver o Momo, no YouTube
QUANTO: Gratuita
CLASSIFICAÇÃO: Livre