Um Encontro de Resgates Ancestrais: Zenaide dos Santos SA e o Ator e Interprete de Libras Wesley Leal no Relançamento de “Meu Vô Apolinário”

O relançamento de “Meu Vô Apolinário”, de Daniel Munduruku, foi marcado por um encontro emocionante e inclusivo. Com tradução em Libras e uma adaptação teatral, o evento demonstrou um importante passo para democratizar o acesso à cultura, valorizar a diversidade e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

A Livraria NoveSete foi palco de uma tarde especial, onde o público acompanhou atentamente cada capítulo, cada história e cada resgate ancestral narrados por Wesley Leal através da obra literária de Daniel. O ator, pesquisador e tradutor intérprete de Libras interpretou o autor em sua infância, proporcionando uma experiência emocionante e marcante, para cada leitor que ali estava, na Livraria NoveSete, na vila Mariana em São Paulo, no dia 27 de julho de 2024.

Wesley Leal é indígena, pós-graduado em Língua Brasileira de Sinais (Libras), desenvolve projetos de teatro acessível para pessoas surdas e é autor do livro “Dança-de teatro e a Libras”. Seu trabalho, que une dança-te atro e a linguagem de sinais, promove uma abordagem bilíngue e inclusiva nas áreas artística e educacional.

A interpretação de Wesley Leal conduziu o público por uma jornada fascinante, desde a infância de Daniel Munduruku até o encontro transformador com seu avô Apolinário. “Meu Vô Apolinário” é muito mais do que uma autobiografia; é um convite à viagem interior, uma celebração da cultura Munduruku e um testemunho do poder transformador das histórias. Através da voz de Daniel Munduruku, e da Interpretação de Wesley Leal, somos convidados a redescobrir a beleza e a sabedoria que residem em nossas origens.

A jornalista Zenaide conversou com Wesley Leal após a encenação, e você pode conferir o depoimento completo do ator em seu blog.

Contatos:

([https://www.instagram.com/wessleal])

([https://www.instagram.com/zenaidedossantossa/])

([https://zenaidedossantossacultura.blogspot.com/])

Por Zenaide dos Santos SA, Jornalista, Colunista

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2659 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários