Você sabe o que é Teatro da/o Oprimida/o? É uma linguagem teatral genuinamente brasileira criada pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, com penetração e reconhecimento internacional, especialmente por introduzir jogos e técnicas inovadoras na preparação do ator/autor nas incursões exigidas pelo teatro.
Aqui em Lauro de Freitas, o também teatrólogo Armindo Pinto teve a oportunidade de aprender o Teatro do Oprimido com o próprio Augusto Boal, quando aplicava seus conhecimentos em Santo André (SP).
Agora ele reproduz sua vasta experiência em comunidades da periferia como Itinga, formando jovens pelo Grupo do Teatro da/o Oprimida/o – GTO Bahia, que aprendem não só a trabalhar o corpo mas também a composição textual a partir das experiências pessoais de confronto com as realidades enfrentadas por cada um. Acreditem, a turma já se apresentou até em Paris a partir dos aprendizados e construção de autoestima através do TDO.
A transformação das reflexões subjetivas no público periférico, ampliando o horizonte das possibilidades individuais é o que mais emociona Armindo, na avaliação de seu trabalho.
Pois bem, GTO-Bahia e a Laurocriativa convidam você a participar gratuitamente da Oficina de Teatro do Oprimido funcionando nas quartas-feiras no Teatro Eliete Teles em Itinga, das 19 às 21h, aqui em Lauro de Freitas à R. Nossa Sra. de Aparecida – Jardim Centenário, quadra M, lote 21. Inscrições pelo e-mail [email protected].
O objetivo é a montagem de um novo espetáculo para o público de jovens e adultos, sem necessidade de experiência, sob a direção de Armindo Pinto. Uma Oportunidade!
Vale ressaltar que também mantemos formação em Teatro da/o Oprimida/o na Escola Estadual Alfredo Agostinho dos Santos, em Itinga, para alunas/os da rede pública que tenham interesse.
Área de anexos