Zenaide dos Santos SA Será Laureada na 1ª Edição do Prêmio ÀṢẸ ÌṢÈṢÈ em Itaquaquecetuba

O Instituto Cultural África 54 (ICA54) se prepara para a realização de um evento histórico: a 1ª Cerimônia do Prêmio ÀṢẸ ÌṢÈṢÈ, que acontecerá no dia 27 de novembro de 2024, às 18h30, na Câmara Municipal de Itaquaquecetuba, em São Paulo. Este prêmio tem como objetivo valorizar e preservar as tradições africanas no Brasil, celebrando a ancestralidade e a cultura afro-brasileira em sua forma mais autêntica.

Entre os homenageados da noite, destaca-se a jornalista, colunista e autora Zenaide dos Santos SA, receberá o Prêmio por sua atuação no ativismo humanitário, ambiental, educacional, além de seu trabalho como comunicadora e facilitadora do intercâmbio cultural, em ambito nacional e internacional. Zenaide, é reconhecida por sua dedicação à promoção da cultura afro-indígena brasileira, é uma das personalidades que contribui ativamente para o fortalecimento do movimento negro, indígena e da preservação de suas tradições no Brasil.

O Prêmio ÀṢẸ ÌṢÈṢÈ, idealizado pelo Centro Cultural Africano de Itaquaquecetuba e organizado pela presidente do ICA54, Lili Brito, visa reconhecer indivíduos e grupos que se destacam na promoção e preservação da cultura africana no Brasil. O evento, que será um marco na história da cultura afro-brasileira, contará com a presença de importantes líderes e representantes da comunidade afrodescendente, além de artistas, artesãos e músicos.

Entre as atrações culturais, os participantes poderão apreciar apresentações de danças e músicas que refletem a diversidade das culturas africanas e afro-brasileiras. Além disso, será realizada uma exposição de arte e artesanato tradicional, com peças de artistas e artesãos de diversas comunidades.

O evento também contará com a presença do Rei Nigeriano Ọbá Adekunle Aderonmu, líder tradicional e presidente do Centro Cultural Africano, que simboliza a união entre as comunidades africanas e afrodescendentes no Brasil. Outros laureados incluirão líderes espirituais de religiões de matrizes africanas, além de representantes de movimentos sociais e culturais que desempenham papel fundamental na preservação das tradições.

A cerimônia será um momento de celebração e fortalecimento das conexões entre as comunidades afrodescendentes, com ênfase na valorização das tradições culturais e religiosas africanas. Para Lili Brito, presidenta do ICA54, o prêmio não se limita a ser uma simples celebração, mas sim um reconhecimento das lutas diárias daqueles que mantêm vivas as práticas ancestrais, promovendo o respeito e a igualdade.

Com o Prêmio ÀṢẸ ÌṢÈṢÈ, o ICA54 reafirma seu compromisso com a continuidade das práticas culturais africanas no Brasil e com a promoção da igualdade e da preservação das religiões de matrizes africanas, elementos fundamentais na construção da identidade cultural do país.

Detalhes do Evento:
Data: 27 de novembro de 2024
Horário: 18h30
Local: Câmara Municipal de Itaquaquecetuba
Rua José Barbosa de Araújo, 26 – Vila Virgínia, Itaquaquecetuba, São Paulo
Entrada: Gratuita e aberta ao público

Mais informações:
Instagram: [@institutoculturalafrica54]
[@zenaidedossantossa]

Texto: Zenaide dos Santos SA, Jornalista, Colunista

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2701 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários