19 DE ABRIL DIA DOS POVOS INDÍGENAS/ DIONÍSIO CRISTÓVÃO FORTALECE A LUTA PELA VIDA

 

A data 19 de abril comemora o Dia dos Povos Indígenas pela primeira vez com o nome correto. Anteriormente a data era “O dia do índio”. Com muita resistência aconteceu essa conquista através dos próprios indígenas, já que o “índio” diz muito sobre os colonizadores.

A mudança foi oficializada em julho de 2022, com a aprovação da lei 14.402.
Dionísio Cristóvão, padrinho da Embaixada Encontro dos Povos, assistente social, carioca apaixonado pelo cultura popular brasileira, nesta data ressalta a importância da luta pela vida dos povos originários e a retomada de todos os direitos que foram violados.

Sobre a ocupação dos espaços culturais, Dionísio se emociona ao falar do momenro de resistência na Sapucaí ao lado das lideranças ativistas indígenas no desfile de 2023 da escola de Samba Porto da Pedra, como Shirley Krenak, Geovane Krenak, Yacó Krenak, Chirley Pankará, Ingrid Sateré Mawé

“A Embaixada Encontro dos Povos reconhece a importância da união do povo preto e dos originários nas lutas emancipatórias!”

O projeto tem como idealizadora Juma.
Maiores informações (11) 97849-4816

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2701 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários