1º Encontro Municipal LGBTQIAP+ na Câmara dos Vereadores de Guarulhos

Aconteceu o 1º Encontro Municipal LGBTQIAP+ na última terça feira 27/06/2023 na Câmara dos Vereadores de Guarulhos. The 1º LGBTQIAP+ Municipal Meeting took place last Tuesday 06/27/2023 at the Guarulhos City Council.

O 1º Encontro Municipal LGBTQIAP+ foi idealizado pela Rede Família Stronger, que é uma instituição periférica LGBQIAP+ que realiza trabalhos político-sociais com jovens e adolescentes periféricos de forma independente no estado de São Paulo e possui diversos núcleos de atuação como étnico-racial, transmasculinidades, empregabilidade e outros.

O ato teve a cobertura e transmissão da TV Câmara, que foi presidido pela Presidente da Comissão de Direitos Humanos, a vereadora Janete Rocha Pietá e teve em sua mesa de abertura os honrosos convidados: Guilherme Cortez – Deputado Estadual, Rafael Calumby Rodrigues – Coordenador Estadual da Diversidade Sexual, Ana Marques – Subsecretaria de Políticas da Diversidade, Luiz Fernando Prado Uchôa – Conselheiro Estadual LGBT pelo segmento de homens trans e transmasculines, Douglas Gustavo Moraes – Conselheiro Municipal da Igualdade Racial e Elvis Justino Souza – Diretor Adjunto da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

O evento foi realizado em parceria com o Coletivo do Proletariado e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Guarulhos, no dia 27 de junho de 2023, às 18:00, na Av. Guarulhos, 845 – Ponte. Grande, no Plenário Fausto Martello, Câmara Municipal dos Vereadores.

Durante o encontro, o ex-vereador Zé Luiz (PT), autor da Lei Municipal de Combate à Homofobia foi homenageado e fez um discurso de agradecimento.

“Esse encontro é um marco, para se possa mudar a história do que acontece todos os dias com este grupo que resiste para viver em paz com respeito e dignidade; é preciso que a comunidade LGBTQIAP+ seja mais unida”, declarou.

A vereadora Janete Pietá falou sobre a importância de ouvir o discurso dos participantes da audiência pública. “Foi muito importante ouvir a todos, pois deram um testemunho de grande riqueza.” O evento foi encerrado com um show musical da dupla P.K Duo, das musicistas Paula Bueno e de Kely Risuto.

Durante a atividade houve homenagens a militantes, ativistas e instituições LGBTQIAP+s guarulhenses e do alto Tietê como: Rebecca Barbosa, vereadora e 1ª mulher transexual a presidir Câmara Municipal, a Drag Queen Luciana Marinatti, militante Elvis Justino Souza, Pai Elvis de Logunode, Rosalia e Carmen, proprietárias do Jamaica´s Bar, mais conhecido como bar das tias, do Fórum Mogiano LGBT, Solimar Banci do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá em SP (SINCOVERG), Lilian Brandão idealizadora do Bloco Maria Sapatão e do Cine Sapatão, presidente da Comissão da diversidade sexual OAB de Guarulhos Cintia Santis, da Parada LGBTQIAP+ de São Paulo, a professora Dra. Silvia Moraes, o ex-vereador do PT – Zé Luiz, Lidia Santos e Luan proprietários do Break Bar House Ateliê, Américo Nunes Neto, diretor do Instituto Vida Nova, Ricardo Gamboa o Coordenador do Programa Municipal IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) AIDS e Hepatites Virais, a Mãe Tatiana Xde Oxum, Willy Montmann, Fundador e presidente do Angels Volley, a Drag queen Ashley Close, Will Pablo CEO do Instituto Mãos que Cantam, o Coletivo do Proletariado idealizado por Yasmim Ricciardi e alguns dos integrantes do coletivo, Victor Hugo,Tatiana Giordano
Luiz Renê, Zenaide dos Santos SA, Rogeane Caraça, Luiz Fernando, Douglas Moraes, Lilia Arruda, são muitos os integrantes de muitos estados e regiões ficando difícil reunir todos,

Uns dos objetivos do evento foi a oportunidade de traçar um panorama histórico acerca de ações desenvolvidas em prol da diversidade de gênero e sexual no município de Guarulhos, como também discutir propostas no combate a LGBTfobia na cidade e em nosso país.


(https://www.guarulhos.sp.leg.br/comissao-de-direitos-humanos-realiza-audiencia-publica-na-camara)

(https://www.guarulhos.sp.leg.br/institucional/tv-camara/tv-camara-ao-vivo)

5 1 voto
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2660 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários