O Oba Adekunle Aderonmu oficializou nesta quinta-feira, dia (04/08) sua pré-candidatura a suplente a Senador Federal pelo PDT do estado de São Paulo.
Expoente no combate ao racismo e na defesa dos direitos humanos, com destaque para as religiões de matriz africana, o suplente de senador o Rei nigeriano Adekunle Aderonmu é morador da Zona Oeste de São Paulo, construiu sua trajetória em ações de destaque no estado de São Paulo, como a implantação do Centro Cultural Africano, primeiro centro que promove o intercâmbio cultural africano, a interlocução Internacional e a articulação do Centro de Articulação das Populações Negras e também uma forte aliança com os povos originários.
Há 20 anos atuando em prol das liberdades, dos direitos humanos, da pluralidade contra o racismo e a intolerância religiosa, o Rei que também é sacerdote, idealizador do prêmio África Brasil desde o ano 2002 , também lançou Prêmio ‘ASE ISESE’ ( forças dos nossos ancestrais ) prêmio que promove tradição e valores de religião de matriz africana no nível Internacional.
Formado em Bioquímica na Universidade de Lagos, na Nigéria, Oba Adekunle Aderonmu também é autor das obras A Sociedade De ÒGBÓNI, A Identidade Tirada De NÓS, ÍFÁ Filosofia E Ciência De Vida e também acumula marcantes contribuições, como a implementação e as promove para estabelecer que o racismo é crime inafiançável e imprescritível.
Oba Adekunle Aderonmu promove igualdade social e racial no Brasil e fora dele. Ele é Embaixador da Paz da América Latina.