Nascido em 22 de agosto de 1967, em Salvador-Ba, Josias Costa Vitorino, mais conhecido como Joca Vitorino é de uma família de negros (materna) e mistos: descendentes portugueses e indígenas (paterna), foi influenciado pela avó materna e mãe nos quefazeres manuais artesanais, desde a culinária até a escultura e pintura. Estudou em escola pública e ingressou na UFBA na década de 1990. Ama desenhar, pintar, ler, escrever, namorar.
Pontos altos na minha vida: nascimento dos meus filhos, exposições na companhia da mãe, anos que fiquei sem criar devido ao falecimento da companheira. Se permitiu vários cursos de desenho e pintura e conhecimentos gerais até a atualidade (não paro de aprender) desde os 10 anos de idade iniciou seus serviços artísticos na localidade onde reside até hoje, sendo, inclusive, referência para alguns moradores do bairro e familiares.
Sou conselheiro do IECIS –Instituto de Esporte, Cidadania e Inclusão Social desde 2007;
Conselheiro comunitário da Prefeitura-Bairro Cabula/Tancredo Neves (22 bairros);
Artesão pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB); Artista plástico/desenhista;
Participante ouvinte /membro de comissão organizadora de eventos presenciais e virtuais, frequentemente da UNEB (Universidade do Estado da Bahia e Fundação Visconde de Cairu (FVC).