Álvaro Machado acorda todas as manhãs às 6h e caminha uns 200 metros em direção ao Rio Capivara. Tira a roupa e, completamente nu, coloca-se em posição de lótus. “Ali sou só eu mesmo e os raios solares”, descreve. Mais do que o exercício de uma vida saudável, para Álvaro, essa é uma forma de resistência. Na verdade, a própria existência desse homem de cabelos, pés e mãos encrustados é, em si, um ato revolucionário.
Em cada passo que dá, a cada reflexão filosófica que faz, em cada capítulo que conta da sua trajetória, Álvaro respira o Movimento Hippie dos anos 70. Mesmo sem ter vivido de perto algumas das histórias que envolvem o imaginário da aldeia que, 50 anos atrás, começou a atrair o mundo. Álvaro consegue ser um pouco de cada um dos milhares de loucos que viveram, à beira-mar, aqueles tempos telúricos de desbunde. – Alexandre Lyrio /Rede Bahia
Desiree /Artesã – Álvaro,. Vc é uma inspiração de energia alegria e positividade. A sua mente está em plena juventude e vida pra dar de sobra. A idade trás consigo um conhecimento de vida que nenhuma escola é capaz de ensinar. Álvaro vc é uma pessoa iluminada por Deus vc é dono de uma bagagem enorme de ensinamentos. Parabéns por mais um ciclo que vc é reluzente como o sol… Parabéns por mais um ano de vida e experiências; Gratidão por ser um ancião deste lugar , a natureza agradece por vc ser parte deste lugar chamado ALDEIA HIPPIE… Te admiro , máximo respeito de sua amiga Desiree
Rivelino Martins / ambientalista Alvaro é uma verdadeira lenda viva do movimento hippie dos anos 70, ele que nunca arredou os pés da comunidade e ele sempre foi uma pessoa presente na aldeia hippie e sempre foi uma pessoa acolhedora. Vida longa Sr. Alvaro que Deus lhe dê vida e saúde e que continue sendo essa pessoa do bem que sempre foi e essa pessoa de grande representatividade na cultura do movimento hippie; Um abraço!
João Sá Damasceno / Empresário – Falar de Alvinho é Falar do bem. Ver Álvaro sorrindo, dançado, cantando ou simplesmente passando, é sempre muito prazeroso.
Com o amadurecimento e o acúmulo dos anos, Álvaro foi se iluminando e hoje é um feixe de ótimas energias. Sua presença remete à paz, tranquilidade e alegria. Que Deus o conserve e conceda um monte de anos a mais.
Parabéns e feliz, feliiiiz aniversário. Amigo.
Créditos das fotos da capa – @edvarcastilho ( Vavá)