Aconteceu o 1º Encontro Municipal LGBTQIAP+ na última terça feira 27/06/2023 na Câmara dos Vereadores de Guarulhos. The 1º LGBTQIAP+ Municipal Meeting took place last Tuesday 06/27/2023 at the Guarulhos City Council.
O 1º Encontro Municipal LGBTQIAP+ foi idealizado pela Rede Família Stronger, que é uma instituição periférica LGBQIAP+ que realiza trabalhos político-sociais com jovens e adolescentes periféricos de forma independente no estado de São Paulo e possui diversos núcleos de atuação como étnico-racial, transmasculinidades, empregabilidade e outros.
O ato teve a cobertura e transmissão da TV Câmara, que foi presidido pela Presidente da Comissão de Direitos Humanos, a vereadora Janete Rocha Pietá e teve em sua mesa de abertura os honrosos convidados: Guilherme Cortez – Deputado Estadual, Rafael Calumby Rodrigues – Coordenador Estadual da Diversidade Sexual, Ana Marques – Subsecretaria de Políticas da Diversidade, Luiz Fernando Prado Uchôa – Conselheiro Estadual LGBT pelo segmento de homens trans e transmasculines, Douglas Gustavo Moraes – Conselheiro Municipal da Igualdade Racial e Elvis Justino Souza – Diretor Adjunto da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
O evento foi realizado em parceria com o Coletivo do Proletariado e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Guarulhos, no dia 27 de junho de 2023, às 18:00, na Av. Guarulhos, 845 – Ponte. Grande, no Plenário Fausto Martello, Câmara Municipal dos Vereadores.
Durante o encontro, o ex-vereador Zé Luiz (PT), autor da Lei Municipal de Combate à Homofobia foi homenageado e fez um discurso de agradecimento.
“Esse encontro é um marco, para se possa mudar a história do que acontece todos os dias com este grupo que resiste para viver em paz com respeito e dignidade; é preciso que a comunidade LGBTQIAP+ seja mais unida”, declarou.
A vereadora Janete Pietá falou sobre a importância de ouvir o discurso dos participantes da audiência pública. “Foi muito importante ouvir a todos, pois deram um testemunho de grande riqueza.” O evento foi encerrado com um show musical da dupla P.K Duo, das musicistas Paula Bueno e de Kely Risuto.
Durante a atividade houve homenagens a militantes, ativistas e instituições LGBTQIAP+s guarulhenses e do alto Tietê como: Rebecca Barbosa, vereadora e 1ª mulher transexual a presidir Câmara Municipal, a Drag Queen Luciana Marinatti, militante Elvis Justino Souza, Pai Elvis de Logunode, Rosalia e Carmen, proprietárias do Jamaica´s Bar, mais conhecido como bar das tias, do Fórum Mogiano LGBT, Solimar Banci do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários no Transporte de Passageiros, Urbano, Suburbano, Metropolitano, Intermunicipal e Cargas Próprias de Guarulhos e Arujá em SP (SINCOVERG), Lilian Brandão idealizadora do Bloco Maria Sapatão e do Cine Sapatão, presidente da Comissão da diversidade sexual OAB de Guarulhos Cintia Santis, da Parada LGBTQIAP+ de São Paulo, a professora Dra. Silvia Moraes, o ex-vereador do PT – Zé Luiz, Lidia Santos e Luan proprietários do Break Bar House Ateliê, Américo Nunes Neto, diretor do Instituto Vida Nova, Ricardo Gamboa o Coordenador do Programa Municipal IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) AIDS e Hepatites Virais, a Mãe Tatiana Xde Oxum, Willy Montmann, Fundador e presidente do Angels Volley, a Drag queen Ashley Close, Will Pablo CEO do Instituto Mãos que Cantam, o Coletivo do Proletariado idealizado por Yasmim Ricciardi e alguns dos integrantes do coletivo, Victor Hugo,Tatiana Giordano
Luiz Renê, Zenaide dos Santos SA, Rogeane Caraça, Luiz Fernando, Douglas Moraes, Lilia Arruda, são muitos os integrantes de muitos estados e regiões ficando difícil reunir todos,
Uns dos objetivos do evento foi a oportunidade de traçar um panorama histórico acerca de ações desenvolvidas em prol da diversidade de gênero e sexual no município de Guarulhos, como também discutir propostas no combate a LGBTfobia na cidade e em nosso país.
(https://www.guarulhos.sp.leg.br/comissao-de-direitos-humanos-realiza-audiencia-publica-na-camara)
(https://www.guarulhos.sp.leg.br/institucional/tv-camara/tv-camara-ao-vivo)