Uma estrela na cena artística colombiana, Margarita Rosa Gómez Vélez nasceu em 1953 na vibrante Bogotá. Há 40 anos que faz de Neiva a sua casa, mantendo viva a paixão pela arte que se acendeu na sua infância e que a levou à Universidade de Tolima para obter o grau de Mestre em Pintura.
Sua sede de conhecimento não foi satisfeita com sua formação inicial. Margarita continuou seus estudos na Universidad del Rosario, especializando-se em gestão e gestão cultural, foco que ampliou sua compreensão da arte em todas as suas dimensões.
A essência de Gómez Vélez reside na sua abordagem ao retrato feminino expressionista. Através de seu pincel, ela capta com maestria a força, o erotismo, a delicadeza e a essência da mulher, narrando suas vivências e emoções de forma íntima e poderosa.
Sua arte é uma dança de nuances de cores e tons pastéis, que proporcionam uma suavidade e delicadeza que estimulam a reflexão. Essas cores não são meros matizes; São a linguagem com a qual Gómez Vélez tece suas histórias visuais.
Seu domínio de várias técnicas de pintura é notável, mas as aquarelas ocupam um lugar especial em seu coração. Esta predileção foi reconhecida e premiada por diversas vezes, destacando-se a sua excecional habilidade neste meio.
Os elementos da natureza – borboletas, libélulas e flores – são constantes em sua obra. Esses símbolos são representações de feminilidade e transformação, delicadeza e liberdade, unindo a mulher à beleza e força da natureza.
Seu compromisso com a sociedade vai além da arte. Como membro honorário do coletivo “Arte sem Fronteiras pela Paz”, colabora em iniciativas sociais e contribui para a distribuição de ajuda alimentar às pessoas mais necessitadas no meio da crise económica provocada pela pandemia de Covid-19.
O trabalho de Gómez Vélez ultrapassou fronteiras, expondo em países como Brasil, Peru, Espanha, México, Portugal e Estados Unidos. Sua aclamada obra “A la eternidad” foi selecionada para a I Bienal Internacional de Arte FMGC no México em 2023, mais uma conquista em sua brilhante carreira.
Hoje, Margarita vive em Neiva, onde continua a partilhar o seu amor pela arte, dando aulas em várias universidades e no seu atelier “Las Margaritas”.
Mais do que uma pintora, Margarita Rosa Gómez Vélez é uma visionária, cuja obra é o reflexo da sua visão do mundo. Uma dança de cores e formas onde feminilidade, transformação e liberdade se entrelaçam, sua arte inspirará futuras gerações de artistas e amantes da arte. Sua influência, assim como seu trabalho, perdurará com o tempo.