A Academia de Letras de Itaquaquecetuba (ALI) realizou seu primeiro Café Literário

 

O evento ocorreu no dia 30 de janeiro, às 17h, na Secretaria Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba, e contou com a participação dos membros da academia, escritores locais e amantes da literatura.

O objetivo principal do Café Literário foi promover a leitura, a escrita e a troca de experiências entre os entusiastas da literatura. O evento foi aberto ao público e incluiu apresentações de músicas poéticas.

A presidente da ALI, Inez de Souza Martins de Oliveira, ressaltou a importância do evento e da pré-estreia da academia na cidade. Ela destacou que o Café Literário proporcionou um momento de encontro para escritores, convidados e leitores, onde puderam compartilhar seus trabalhos e ideias.

A iniciativa da Academia de Letras de Itaquaquecetuba é louvável e demonstra o compromisso da instituição com o estímulo à leitura e à escrita. A Secretaria Municipal de Cultura elogiou o evento, que foi realizado em conjunto com a Biblioteca Municipal Professor Aroldo de Azevedo, localizada dentro da secretaria. A ALI e a secretaria, disseram que nos próximos encontros do Café Literário, a promoção dos trabalhos dos escritores e convidados, será uma incentivada, visando a interação com o público e o enriquecimento da cultura brasileira por meio do intercâmbio literário.

A autora, jornalista colunista da Revista Literária Internacional The Bard a Zenaide dos Santos SA, foi convidada pela professora Lourdes Antonia Vicente, do município, para compartilhar sua experiência em estabelecer pontes literárias internacionais. Em breve, a jornalista divulgará o nome de todos os convidados em seu conceituado veículo de comunicação, o Blog New Art Cultura Mundi.

Sobre a Academia de Letras de Itaquaquecetuba:
Fundada no final de 2023, a Academia de Letras de Itaquaquecetuba (ALI) tem como objetivo promover a cultura e a literatura na cidade. A instituição é composta por 40 membros, incluindo escritores, professores e outros profissionais da área cultural.

Antes mesmo de sua formalização, a ALI já realizou diversos eventos, como oficinas de escrita, palestras e lançamentos de livros. Além disso, a instituição pretende publicar uma revista literária mensal, conforme mencionado pela madrinha da academia, a professora Nilza Amélia de Sousa. O evento contou com a participação de 32 personalidades importantes e atuantes na cultura do município.

Serviço:
O que: Café Literário da Academia de Letras de Itaquaquecetuba
Quando: 30 de janeiro de 2024, às 17h
Onde: Secretaria Municipal de Cultura, Av. Vereador João Fernandes da Silva, nº 53, Vila Virgínia, Itaquaquecetuba, SP
Informações: (11) 4642-8630

Texto Zenaide dos Santos SA, jornalista, colunista e autora.

5 1 vote
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 1708 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments