A vida e suas escolhas. Vamos aprender com o caos – Miliane Tahira

A vida e suas escolhas. Vamos aprender com o caos!!!

O que é mais precioso no caos?
A capacidade de perceber atitudes morais e humanas diante dele.
Neste período tenho visto muita solidariedade, compaixão, amor e a capacidade das pessoas se unirem e deixarem a disposição dicas que facilitem a vida de outras pessoas para que essas possam passar, da melhor maneira, por este período de isolamento.
Isolar por uma simples razão: diminuir a probabilidade da expansão do vírus e evitar mortes desnecessárias por um colapso no sistema de saúde….
Sim….porque a saúde de países como a Itália chegaram ao ponto de ter que escolher quem viveria e quem morreria….
Não se trata de comparar vírus ou doenças mais letais com o Coronavirus….se trata de falar do efeito cascata que isso acarreta, pois tem acontecido nos países que tiveram casos anteriores ao nosso, em grande escala, junto com todas as outras enfermidades que já existiam e o resultado foi que na contaminação e propagação exponencial nenhum sistema deu conta.e.o nosso não dará.
O efeito colateral do isolamento vai existir, seja mental, econômico, existencial.
Mas a vida, o bem maior, deve continuar e para estes males que virão pelo isolamento ainda podemos nos reerguer e reinventar.
Hora de perceber novas possibilidades e dar as mãos ( metaforicamente) e experimentar novas formas de fazer velhas coisas.
É momento de dicas, de trocas de afeto, de ganhar o pão de cada dia, com serviços a distância e apoiar com amparos sociais revendo fundo de campanha e outros recursos, para aqueles que dependem de prestação de serviços como feirantes, comerciários e pequenos empreendedores, por exemplo….
É certo que a economia vai dar uma parada do jeito que vinha acontecendo, mas é hora de investir em uma cultura de valorização das habilidades e negócios informais, sem esquecer de apoiar aquele que vai ficar mais vulnerável a situação.
Palavras, troca de afetos, colaboração, união, tudo isso é o grande ganho neste momento!!!!
Vamos tomar como referência a postura dos representantes que estão se unindo diante do caos, mesmo com posicionamentos políticos divergentes como fizeram o nosso governador e prefeito da capital.
O momento pede compaixão e alinhamento de propósitos para o bem maior: a vida!!!!
Não deixem o ódio entrar no coração de vocês e as teorias de conspirações meramente ideológicas entrarem no lugar da racionalidade.
Sejamos cidadãos, que entendem a mensagem que um vírus veio nos relembrar….
Ainda que não tenhamos entendido o contágio do Coronavirus nos mostra o quanto nos contagiamos e somos interconectados….

O quanto nos contagiamos por pensamentos, sentimentos e microorganismos….
Vamos escolher com o que podemos e queremos nos contagiar…..
Eu escolho me contagiar com o amor. E vc?????
Agora, a distância, podemos viver o paradoxo de estarmos mais unidos enquanto humanidade, só depende de nós.

Miliane de Lemos Vieira ( Tahira-)

*Mestra em Educação
*Psicóloga
*Psicomotricista
*Terapeuta Reikiana
*Professora de Danças Árabes
*Pedagoga em Formação

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1988 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments