Conheça o Professor Henrique Moitinho e seu Projeto Socioambiental Ilhas – Coleta de Lixo Eletrônico em Lauro de Freitas

Prof Henrique Moitinho
O projeto socioambiental ILHAS surgiu em 2006, nas aulas de tecnologia ministradas pelo professor Henrique Moitinho, em laboratórios de colégios particulares dos municípios de Lauro de Freitas e Salvador, no estado da Bahia. O nome ILHAS significa ilha de apoio a sustentabilidade, referente aos laboratórios de tecnologia nos quais saíram as ações sociais e ambientais, realizadas nas comunidades.
O projeto é pioneiro na coleta seletiva do lixo eletrônico em Lauro de Freitas e pioneiro no Brasil na implantação de laboratório móvel de informática, com serviço oferecido em diversas comunidades, totalmente gratuito.
Já foram contempladas em torno de três mil pessoas, jovens, adultos, idosos, surdos, especiais intelectuais, mulheres em estado vulnerável, adultos na alfabetização, funcionários e professores da iniciativa privada e pública. São diversos cursos e palestras de tecnologia em alta performance, temas interessantes, conceitos atuais, incluindo a atividade ocupacional e inclusão digital. No período de pandemia foram oferecidas aulas remotas, para formação continuada dos alunos já capacitados.
São realizadas nas comunidades a conscientização e a mobilização do descarte responsável do lixo eletrônico. Os jovens em situação vulnerável são incentivados a ingressarem no segmento da reciclagem, para terem sua renda na própria comunidade que vivem e se tornarem empreendedores ambientais. O projeto implanta ecopontos em locais estratégicos, facilitando o descarte do lixo eletrônico, ajudando o meio ambiente e a saúde humana. Os equipamentos coletados são doados para alunos das comunidades para eles realizarem a manufatura reversa. Parte dos equipamentos são utilizados como matéria prima nas aulas de tecnologia. Foram coletados mais de 30 toneladas de Lixo Eletrônico.
OBJETIVOS
Contemplar o máximo de jovens e adultos com cursos e palestras de tecnologia, melhorando a qualidade de vida profissional e no cotidiano. Também realizar a atividade ocupacional para idosos e inclusão digital para surdos, especiais intelectuais e adultos na alfabetização
Realizar a conscientização e mobilização do descarte responsável do lixo eletrônico. Incentivar e capacitar jovens nas comunidades para ingressarem no segmento da reciclagem de lixo eletrônico, para terem sua renda como empreendedores ambientais.
Instalação de infocentros nas comunidades e doação de dispositivos para jovens carentes. Capacitação de jovens moradores das próprias comunidades, para se tornarem multiplicadores, instrutores nos cursos de tecnologia.
Instalação de ecopontos em locais estratégicos facilitando o descarte do lixo eletrônico. Oferecer o serviço do Ecoponto Móvel em outras regiões, facilitando o descarte do lixo eletrônico nas empresas e condomínios.
Maiores informações no Instagram: @projeto socioambientalilhas
5 1 voto
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 2073 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários