ATO EM DEFESA DO CACIMBÃO /AREMBEPE

No próximo domingo, 14 de fevereiro, a comunidade de Arembepe, localidade situada no município de Camaçari, a 30 km da capital baiana, realizará uma grande caminhada em defesa de um de seus mais importantes patrimônios coletivos: o Cacimbão, fonte histórica que serviu de ponto de apoio aos jesuítas, no século XVI. Eles se utilizavam dessa fonte ter acesso à água potável, em suas jornadas pelo Litoral Norte de Camaçari.

A água potável do poço também foi usada pela comunidade de Arembepe para consumo próprio, antes da chegada da água encanada.

Na última década, Arembepe enfrenta um processo de ocupação desordenada, tornando-se alvo de grilagem de terras públicas e de destruição de recursos ambientais.

Considerada uma das praias mais famosas da Bahia, esse belo lugar, conhecido internacionalmente por suas belezas naturais, luta pela preservação de sua memória, história e seus recursos naturais.

O quê: Caminhada pelo Cacimbão. O Cacimbão é nosso, de Arembepe, de Camaçari, da Bahia, do Brasil e do mundo.

Quando: Domingo, 14 de fevereiro de 2021

Onde: Locais de Encontro: Saída em Caminhada às 8hs da Praça Santa Rita e da Praça dos Coqueiros. Encontro de todos os grupos na entrada da Caraúna.

Por quê: A fonte do Cacimbão é uma área pública, a água é um recurso natural que todos têm a obrigação de defender como *Patrimônio da Humanidade, essencial à vida.

Recomendações:

Venha de branco.
Mantenha distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas.
Fique sempre de máscara. Use protetor solar, chapéu, traga sua água.
Faça o seu próprio cartaz, faixa, pirulito: declare seu amor por Arembepe.

VENHA! AREMBEPE ESPERA POR VOCÊ!

 

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1988 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments