A produtora cultural baiana Luzia Moraes, passou o último final de semana (19 a 21) no Passo do Lontra Parque Hotel, no Pantanal sul-matogrossense.
Cumprindo agenda profissional no Mato Grosso do Sul, o principal objetivo era conhecer de perto a prática da pescaria esportiva “pesque e solte” na famosa “Pescaria das Mulheres” que é referência no Brasil e foi idealizado pela competente empresária Marju Azambuja.
Luzia Moraes tem uma trajetória profissional respeitada, com projetos importantes em seu currículo, é premiada no Brasil e no exterior, e declara que ama o que faz.
Ativista ambiental atuante, Luzia realiza ações pelo mundo, sendo os mutirões de limpeza de praia e as palestras as mais conhecidas.
No último sábado (20), de forma muito emocionada e agradecida, Luzia deu uma breve palestra sobre “Destinação de resíduos sólidos e preservação”, no qual foi aplaudida e declarou: “Levarei o Pantanal no coração eternamente!”.
O encontro reuniu 60 mulheres de diversas regiões e contou com uma comitiva da Bahia, promovendo o Ecoturismo, o intercâmbio cultural, e, é claro, conscientização ambiental.
Marju Azambuja em parceria com a empresária Úrsula Montes e a Setur – Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, já está arrumando as malas para a “Segunda Pescaria das Mulheres: Baia de Camamu”, que será de 12 a 15 de novembro e promete agitar o Sul da Bahia.
A Pescaria das Mulheres na Bahia, em sua primeira edição aconteceu em maio deste ano e é uma iniciativa de Úrsula Montes, como uma forma de gerar renda extra e capacitar as mulheres que vivem da pesca e catados da região e promover o TB – Turismo de Base Comunitária.
A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia visa trazer cada dia mais a promoção do Ecoturismo e ações de sustentabilidade.
Apoio: Setur – Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e Hotel e Terra & Mar Way (Maraú-Bahia).