Campanha Julho Verde

Teve atividades educativas elas foram realizadas na calçada da Fiesp programação do Icesp para a campanha de conscientização de câncer de cabeça e pescoço alusão a campanha do julho verde.

Aconteceu no domingo, dia 23/07, das 10 horas às 15h, quem passou em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, pode conferir e participar da ação em alusão à campanha Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, promovida pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e está ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

 

A iniciativa tem como objetivo, conscientizar a população a respeito da prevenção, do diagnóstico precoce e tratamento de tumores que se desenvolvem em regiões do corpo como boca, língua, faringe, laringe, glândulas salivares, cavidade nasal e da tireoide, e que afetam diretamente as funções de fala, deglutição, respiração, paladar e olfato.

Durante a ação, equipes médicas e multiprofissionais do Icesp estiveram à disposição do público para o esclarecimento de dúvidas e fornecer orientações sobre hábitos e sintomas persistentes que merecem atenção. Os profissionais utilizarão materiais e folders explicativos sobre o que é, como prevenir e os sintomas mais comuns do câncer de cabeça e pescoço. Caso o indivíduo se identifique com algum dos sintoma, ele poderá passar por um exame de saúde bucal, que foi realizado no local por médicos e dentistas presentes.

A programação do dia contou com a apresentação do Coral Amigos da Voz, composto por pacientes laringectomizados, que reaprenderam a se comunicar depois de passarem por uma cirurgia de retirada da laringe como parte do tratamento de câncer na região das cordas vocais.

Acompanhados do coral de colaboradores do Icesp, cantaram músicas conhecidas pelo público, como “É Preciso Saber Viver”, da banda Titãs, e “Tocando em Frente”, de Almir Sater. Além disso, houve um show de mágica que mostrou, de forma lúdica, informações importantes sobre a doença, e uma apresentação de teatro com o tema “Posso Falar?” sobre a vida de um cantor em tratamento de câncer de laringe.

O evento, que contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), também teve a presença da equipe de Coordenação Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo SES/SP, que passou orientações de como parar de fumar para os interessados.
Cobertura da Jornalista Dani Branti so SBT, e a Jornalista Zenaide dos Santos SA que esteve presente para apoiar também o evento.

Galeria Digital na fachada da Fiesp Confira!

Além das atividades previstas para o dia 23/07/2023 o Icesp também exibirá uma mensagem de conscientização na galeria digital da Fiesp, em alusão ao Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, comemorado no dia 27 de julho.

Câncer de cabeça e pescoço: Entenda

Atualmente 7% dos pacientes do Icesp possuem diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço. De acordo com o chefe do serviço de cirurgia de cabeça e pescoço do Instituto, Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar, a melhor forma de prevenção para estes tipos de tumores é evitar o tabaco, o consumo excessivo de álcool e ter uma boa higienização bucal. Um estudo realizado no Icesp, identificou que 80% dos pacientes atendidos com esses tipos de tumores são ou já foram tabagistas. Além desses fatores, o papilomavírus humano (HPV) também pode aumentar o risco para o desenvolvimento do câncer de boca, portanto, o ideal é sempre utilizar preservativos nas relações sexuais.

Os sintomas mais comuns desses tumores são nódulos no pescoço, dificuldade para engolir, mudança na voz, rouquidão que não melhora, manchas avermelhadas ou brancas na boca e aftas.

O especialista ainda enfatiza que é muito importante consultar um médico ao sentir qualquer sintoma. “Quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Em tratamentos precoces, a chance de o paciente ficar curado é entre 80 a 90%, independentemente do tipo de câncer de cabeça e pescoço”, comenta.

Ele também ressalta a importância de realizar ações de conscientização para a população. “Precisamos que as pessoas tenham conhecimento do quanto é fundamental o diagnóstico precoce. O câncer de boca, por exemplo, é o terceiro em incidência no Brasil no sexo masculino. Precisamos disseminar as formas de prevenção para diminuirmos cada vez mais o desenvolvimento da doença“, finaliza Kulcsar.

SERVIÇO:

Campanha Julho Verde na Fiesp

Data: 23 de julho

Horário: das 10:00 às 15:00

Local: Calçada da Fiesp (Av. Paulista, 1313, Bela Vista – São Paulo)

Assessoria de Comunicação
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
(11) 3893-2064 / 2099 / 2014

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 1744 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments