Capoeiragem Musical: Live contará com os mestres Reinaldinho e Tonho Matéria Artistas se unem em prol da capoeira e dos mestres antigos em evento que acontecerá no próximo dia 8 de novembro – Yin Yee Carneiro

Capoeiragem Musical: Live contará com os mestres Reinaldinho e Tonho Matéria
Artistas se unem em prol da capoeira e dos mestres antigos em evento que acontecerá no próximo dia 8 de novembro

Pela primeira vez, uma iniciativa promove encontro de dois ícones da música baiana, que também são capoeiristas. Reinaldinho e Tonho Matéria se apresentam em prol da capoeira e dos mestres antigos. A live Capoeiragem Musical: abrace um mestre antigo, acontecerá dia 08 de novembro (domingo), às 14h, no canal do Youtube do ex vocalista do Terra Samba (https://www.youtube.com/c/REINALDINHO).

Esta é uma iniciativa da Linha Capoeiragem da Sport Brazil, que tem como parceiros os mestres Balão e Reinaldinho. A ideia surgiu este ano, durante a pandemia, em conversas e reuniões. Uma forma de uma marca esportiva trabalhar uma causa social e colaborar com aqueles que foram os principais responsáveis pelo crescimento da capoeira em âmbito internacional.

Os dois mestres pensaram juntos a live e para o projeto convidaram o também mestre de Capoeira Tonho Matéria que além de cantor, compositor e publicitário, é fundador da Associação Cultural de Capoeira Mangangá e do Bloco da Capoeira. O show contará com o apoio e participação de alguns grupos de capoeira locais, CTE Capoeiragem, Porto da Barra, Topázio e Engenho.

Capoeiragem Musical: abrace um mestre antigo vai mostrar o lado social, artístico e cultural da capoeira, um pouco da sua história, influências e músicas, por duas horas. A capoeira está em mais de 170 países, uma das principais ferramentas educacionais do mundo, reconhecida como patrimônio imaterial da Humanidade, pelo IPHAN, em 2008 e pela UNESCO, em 2014. Muitos vídeos feitos por mestres de Capoeira do mundo todo e artistas já estão circulando nas redes sociais.

Muitas pessoas não sabem, mas esses artistas de sucesso internacional iniciaram a vida com a capoeira, Reinaldinho teve seu primeiro contato nas rodas de Rua do Engenho Velho de Brotas, se aprimorando depois nas areias do Solar do Unhão, até conhecer seu primeiro mestre de Capoeira, Piauí. Tonho Matéria, filho de vendedora de acarajé e vendedor de laranjas, fabricador de ladrilhos, desde cedo estabeleceu um vínculo com a arte, quando começou a frequentar as aulas de capoeira, nas manifestações populares da Bahia, organizadas pelo saudoso mestre Caiçara, no Mercado Modelo, em Salvador.

Agenda:
Live Capoeiragem Musical, abrace um mestre antigo
Quando: 08/11(domingo)
Horário: 14h
Evento online: Canal do Youtube/Reinaldinho – https://www.youtube.com/c/REINALDINHO

 

Yin Yee Carneiro é atriz, jornalista e colunista Café com Shah

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1988 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments