Centro Histórico de Salvador é palco para 25 dias de festa em louvor a Santo Antônio e São João

Pelo terceiro ano consecutivo Salvador realizará 25 dias de festa para celebrar Santo Antônio e São João, da maneira mais autêntica e com uma rica programação que vai garantir festa e diversão para toda a família. O São João do Centro Histórico vai tomar conta das ruas, largos, praças, dos casarões e instituições da Praça da Sé ao Santo Antônio Além do Carmo oferecendo programações em dois circuitos : o “Prá Lá de Bão”, que é completamente gratuito e o “Pra Ficá Mió”, realizado pelos bares, restaurante e lanchonetes que fazem parte da Rota Sabores do Interior.
E a festa começa no dia primeiro de junho, no Santo Antônio Além do Carmo, com a programação da Paróquia, que celebra 430 anos da devoção a Santo Antônio. No mesmo dia primeiro no Largo e idealizada pela ABFEST – Associação dos Barraqueiros de Festas, será montada uma vila gastronômica composta por barracas, carrinhos e food trucks que comercializam comidas e bebidas e será aberto o Bazar da Paróquia, realizado no adro da igreja.
Também será aberta ao público a exposição ANTONIOS, idealizada e realizada pelo artista visual Mario Edson no ME Ateliê da Fotografia, na Ladeira do Boqueirão. Mário Edson ainda coordena a realização de um oratório gigante que será montado em pleno Largo do Santo Antônio.
Nos dias 11, 12 e 13 o artista visual Rodrigo Guedes abre sua casa para mais uma edição do seu lindo oratório em louvor ao santinho. Este ano o tema é “Santo Antônio, a Bahia te festeja com alegria”. E tudo isso acontece com o Largo do Santo Antônio e a Rua Direita ricamente decorados.
Muito forró – Os shows de forró pé de serra começam no dia 09, no Coreto Musical Santo Antônio, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo; depois tomam conta do Largo do Cruzeiro do São Francisco, a partir do dia 10, onde está montada a Estação de Forró São João; e seguem animando todo mundo a partir do dia 13 no Coreto Dona Flor, no Largo do Pelourinho. Enquanto isso pais e filhos poderão brincar nas barracas de jogos tradicionais montadas no Terreiro de Jesus. O nosso Gonzagão – interpretado pelo ator Vitório Emanuel – volta a circular pelos circuitos fazendo aparições surpresa, cantando acompanhado de um sanfoneiro. As quadrilhas juninas tomam conta da Praça da Cruz Caída nos dias 22, 23 e 24 e dão um show!
No Circuito Pra Ficá Mió” acontece a Rota Gastronômica Sabores do Interior, com a participação de 49 bares, restaurantes e lanchonetes do Centro Histórico que criaram menus especiais, temáticos, com preços também especiais, para oferecer aos visitantes.
Construída em acordo com a comunidade dos vários locais, a festa junina do Distrito Cultural do Centro Histórico de Salvador busca valorizar este lugar especial da Bahia, respeitando seu patrimônio, gerando trabalho, renda e oportunidades para comerciantes, moradores e fomentando o empreendedorismo.
O São João do Centro Histórico tem o apoio institucional da Prefeitura de Salvador através da Secult – Secretaria de Cultura e Turismo e da Saltur – Empresa Salvador Turismo, apoio da Amvox, e é uma realização da Sole Produções, em correalização com a ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor.
Assessora de imprensa da Secult – Marivaldo Filho – 71 98780-2122 Assessora de imprensa da ACHE / Sole Produções – Doris Pinheiro – 71 98896-5016

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2753 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários