Conheça a trajetória artística de Telmo Miranda, o belo cantor português

Telmo Miranda nasceu em Lisboa a 10 de julho de 1973. Desde muito novo evidenciou um especial talento para artes performáticas e um jeito especial para o “mundo do espetáculo”.
Aos quatro anos montava os seus próprios shows em casa e atuava em palcos improvisado para toda a família que rendisa a esta vontade maior decide escrevê-lo numa escola de artes. Aos 6 anos ingressa no curso geral de música na Escola de Música e Bailado de Linda-a-Velha que termina com 17 anos. Ao longo do seu percurso frequentou durante 7 anos o curso de piano, 5 anos o curso de flauta transversal e 3 anos de canto. Mas o caminho acadêmico e formativo de Telmo Miranda não termina por aqui.
Ingressa no ensino superior e licencia-se em 1994 pela Escola Superior de Educação de Lisboa na variante de Educação Musical. Um caminho acadêmico dedicado às artes,alicerçado no sonho de poder torna-se profissional e dar a conhecer ao público os seus dotes vocais e performativos, até então apenas do conhecimento restrito de familiares e amigos.
O primeiro convite profissional surge quando atinge a maioridade e se torna membro efectivo do Coro da Fundação Calouste Guldenkian onde esteve durante 5 anos como barítono Apagar De 1997 a 1999 dedicou-se à supervisão criativa de dobragens de filmes e séries de Tv da Walt Disney Company. Ainda em 1997 recebeu o convite para participar no Festival RTP da Canção interpretando !Madrigal de Leanor” , canção que levou até ao honroso 4º lugar.
Os anos 90 foram férteis no aparecimento do conceito de Boyband em Portugal mas foram poucas as que verdadeiramente se destacaram no panorama musical nacional. A banda ” Sétimo Céu” foi uma das que mais deu que falar e é esta banda que lança definitivamente a carreira de Telmo Miranda e lhe dá projeção pública. Em 1999 inicia um nova projecto, desta feita com o quarteto “Xanadu”, tendo feito 2 anos de turnês por todo o país e estrangeiro com espetáculos referentes ao disco com o mesmo nome.
Em 2001 a carreira de Telmo Miranda estava alavancada, e a sua imagem pública bom como o reconhecimento do seu talento levam ao convite por parte da RTP para integrar o programa”Sabádo à Noite” enquanto cantor e ator residente. Em 2005 é convidado por outra estação de televisão, SIC, para ser um dos cantores residentes dos programas matinais diários “SIC 10 horas” e ” Fátima” onde permaneceu até ao verão de 2009 Entre os programas de televisão Telmo Miranda faz uma incursão até ao Algarve a convite da produtora inglesa “Belinda King Presents” para fazer 3 shows nos casinos Solverde como cantor solista, “ABBA- Thank You For Music”,”Move It” um Tributo a Cliff Richard e ” Made in England” Tributo a Elton John. Concilia sua carreira de cantor/ator com o cargo de Director de Entretenimento da Classic International Cruises, empresa que detém uma frota de 5 navios de passageiros que navegam por todo o mundo com pavilhão portugues sendo 2 deles em destaque os bem conhecidos navios: “Funchal” e ” Princess Danae”. Participou ainda como cantor/ator na revista “Piratada à Portuguesa” (Teatro Maria Vitória) 2008/2009 com Marina Mota, Carlos Cunha, entre muitos outros conceituados artistas.
Todo este percurso deu a Telmo Miranda a confiança e o alicerce para em 2013 lançar em definitivo a sua carreira a solo. “ACENDE-ME O DESEJO” foi o seu primeiro single do seu primeiro álbum: “Para Ti” que terá Telmo Miranda de volta aos palcos, um trabalho que promete trazer uma lufada de ar fresco à música ligeira portuguesa, com temas eclécticos que vão desde melodias ritmadas até às harmoniosas baladas. Um CD com a garantia de qualidade não fosse ele composto e produzido pelo reputado profissional Ernesto Leite, entre outros nomes sonantes do panorama musical Português. 2019 marca o regresso do cantor a estúdio e será lançado o seu segundo cd a solo agora com uma linha muito romântica e clássica para todos os que gostam de boas melodias cantadas em Português!
Área de anexos
0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1993 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments