CONSCIÊNCIA NEGRA: MOMENTO LITERÁRIO APRESENTA O TEMA NESTE SÁBADO PARA AS CRIANÇAS

O evento terá contação de história e bate-papo sobre o Dia da Consciência Negra na loja do Shopping Bela Vista

A atriz e professora de teatro Josy Acosta apresenta o livro infantil “Os contos de fadas na realidade afro-baiana” (Foto: Andréa Magnoni)

Neste sábado, 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra em todo o país. A data, instituída em 2003, homenageia a memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos afro-brasileiros. Na data, às 17h, as crianças poderão imergir em uma jornada de aprendizado e representação no evento promovido pelos Colégios Salesianos Bahia em sua loja no Shopping Bela Vista.

O encontro recebe a atriz e professora de teatro Josy Acosta para uma contação de histórias e bate-papo com o público infantojuvenil sobre a data comemorativa, a partir do livro “Os contos de fadas na realidade afro-baiana”, de Maria Izabel Nascimento Muller. O projeto é fruto de longos anos de reflexão da autora, em sua experiência em salas de aula, onde observou uma demanda de identificação das crianças negras com as histórias fantasiosas. Na obra, inspirada em clássicos da literatura infantil, os personagens são negros, em sua maioria, e vivem em cenários da Bahia.

No dia seguinte, 21, domingo, é a vez da loja dos Salesianos no Shopping Paralela receber a atividade de contação de histórias musicada. A programação começa às 16h e recebe o músico Marcos Bezerra e Lucianna Ávila, autora do livro infantil “O voo da Xica”. A narrativa enfatiza a importância da amizade e da determinação, além do autoconhecimento para o desenvolvimento de crianças mais confiantes e felizes no mundo de hoje; unindo poesia e música (integrando ritmos afro-brasileiros).

“O Momento Literário é uma atividade cultural que objetiva aproximar as crianças ao universo da literatura infantojuvenil e estimular o hábito da leitura através do encontro com o escritor”, considera Lorena Santana, Bibliotecária e Documentalista dos Colégios Salesianos Bahia e uma das responsáveis pela programação.

As lojas dos Salesianos Bahia acompanham o horário de funcionamento dos shoppings de domingo a domingo e oferecem atividades para o público infantojuvenil todos os dias. Neste final de semana, além dos encontros com as escritoras, o público poderá contar com distribuição gratuita de pipoca e algodão doce e atividades lúdicas com personagens para a diversão de toda a família.

PROGRAMAÇÃO

 

  • Loja no Shopping Bela Vista – 20/11 (sábado) – 17h às 18h

 

Contação de história e bate-papo sobre o Dia da Consciência Negra

Livro: Os contos de fadas na realidade afro-baiana

Autora: Maria Izabel Nascimento Muller

Resumo: obra inspirada em clássicos da literatura infantil com personagens negros (Rapunzel rastafári, fadas do acarajé, príncipe jamaicano) que vivem em cenários da Bahia, como o Pelourinho e Chapada Diamantina.

Mediação: Josy Acosta (atriz, professora de teatro)

  • Loja no Shopping Paralela – 21/11 (domingo) – 16h às 17h

 

Contação de história musicada

Livro: O voo da Xica

Autora: Lucianna Ávila

Resumo: O Voo da Xica fala sobre a realização de sonhos a partir de uma concepção na qual o conto e a música se fundem em um fluxo narrativo, desenrolando uma experiência literária sensorial! A personagem acredita não ter a capacidade de realizar seu sonho de voar, pois todos a acham frágil, pequenina e incapaz. Mas, um evento inesperado a desafia a vencer seu medo e se arriscar, vivenciando, assim, uma grande aventura que transforma sua vida.

Mediação: Lucianna Ávila (escritora) e Marcos Bezerra (músico)

 

SERVIÇO

O que: encontro com as escritoras para contação de histórias

Onde: lojas dos Colégios Salesianos Bahia nos Shoppings Bela Vista e Paralela

Quando: sábado, 20, às 17h e domingo, 21, às 16h,

Quanto: Gratuito

Rede Salesiana

A Rede Salesiana é a maior rede de escolas católicas das Américas. No Brasil, são cerca de 90 mil alunos e 5 mil educadores, em mais de 110 escolas de 70 cidades brasileiras. As duas escolas salesianas presentes em Salvador – Liceu Salesiano do Salvador, em Nazaré, e Colégio Salesiano Dom Bosco, na Avenida Paralela – são dirigidas pelo Pe. Eudes Barreto Fernandes e compartilham o mesmo objetivo: “Ser referência em educação, evangelização e promoção social. Ao mesmo tempo que fortalecem o Carisma Salesiano por meio de práticas inovadoras, acolhedoras e eficazes; objetivando a formação integral e continuada de educandos, educadores e família”, explica o diretor dos Salesianos Bahia.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 468 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments