Um trabalho integral da Arte sin Fronteras por la Paz Argentina para apoiar as crianças da cidade de Neuquén torna-se visível na grande obra que será história no mundo.
A artista plástica Andrea Beatriz García, membro honorário da Arte sin Fronteras por la paz na Colômbia, dirige o projeto com o apoio incondicional de sua equipe de professoras e artistas, que se comprometeram social e artisticamente a concretizar os objetivos desta nobre projeto.
Em dezembro deste ano, serão celebrados cinco anos consecutivos do projeto “Arte sem Fronteiras pela Paz” em Neuquén, Argentina, um projeto baseado no trabalho social, educativo e solidário sob o eixo central do ensino de arte para crianças de áreas marginais , e em estado de vulnerabilidade de nossa cidade.
E para isso, nada melhor do que participar da convocação internacional do “Maior Mosaico da História” que tem como objetivo promover a paz e o meio ambiente.
Nessa ordem de ideias, Andrea García, artista plástica que também é técnica de óptica profissional que, junto com sua equipe de colaboradores incondicionais, decidiu vincular ao mosaico dois excelentes trabalhos de pinturas artísticas de crianças com quem trabalham há algum tempo.
A este respeito, Andrea García, diretora de Arte sem Fronteiras para a Paz, refere: “Neste momento, temos um total de 25 crianças entre os 4 e os 16 anos. Aprendem técnicas de pintura, atividades plásticas e culinária, entre outras tarefas importantes e valores fundamentais de convivência social e ambiental. Além disso, os meninos mais velhos recebem bolsas de estudo em instituições privadas, destacando-se, entre elas, o estudo da língua inglesa, desenho e pintura a óleo, futebol e ginástica artística, entre outros.”
As tarefas realizadas são realizadas graças ao trabalho da sua equipa e à aliança estratégica com várias instituições que apoiam entidades sem fins lucrativos, para que possam conceder bolsas e/ou apoio financeiro a cada criança com a possibilidade de realizar um sonho, principalmente impensável de alcançar; destaca a artista Andrea García.
São um exemplo a seguir e agradece-se a responsabilidade social de entidades como “Welcome to English”, instituto inglês dirigido pela diretora Silvina García; “El Sombrerero”, Academia de Arte em desenho e pintura da artista Carolina Villa; “Gimnasio Dromos” e “Clube Santafesino” de Neuquén Capital.
O objetivo deste projeto é dar às crianças, além de contenção, apoio em suas necessidades básicas e de saúde, ferramentas de estudo e inclusão em um mundo social e laboral digno.
Reconhecimento especial a pessoas como Martina Braidotti, María Claudia Marinsalta, Sonia Jaque, Silvina García, Mónica Catoira, Andrea Ricci, Soledad Meana, María del Carmen Salomón, Pamela Scarlett, Ruth Cotaro, Adriana Giorgia, Lucia Ronda, entre outras que dedicam seus conhecimento, tempo e recursos para um mundo mais justo.
É por isso que Andrea muito bem aponta, deixando-nos uma reflexão com sua contundente conclusão: “Trabalhamos pela paz, pelo cuidado com o meio ambiente, por uma humanidade inclusiva e igualitária, com menos crianças na rua, menos drogas e violência para uma melhor mundo para todos. ; princípios que vamos refletir com as pinturas artísticas de nossos meninos que serão incluídos no maior mosaico da história a ser realizado na cidade de Mocorito Sinaloa no México com o patrocínio da fundação do grupo Anjor.
As crianças e adolescentes participantes com suas obras pictóricas: Briana Xiomara Seguel, Naomi Zamira Seguel, Fernando Santiago Carus, Santiago Ángel Flores Quilapi, Williams Ben Flores Quilapi, Benjamín Christopher Flores Quilapi, Rafael Anthony Flores Quilapi, Benjamín Amadeo Vera, Tahiel Isaías Morales, Morena Bahamonde, Tiziano Bahamonde, Candela Bahamonde, Genesis Aleney Ñancucheo, Dulce Sofía Ñancucheo, Matilda Scmitchen, Magalí García, Mauro Castro, Lourdes Bello, Damian Bello, Jonathan Romano, Tatiana Belén Seguel. Daian Isaías Constancio, Maicol Ochoa, Thiago Ochoa, Naiara Bahamonde, Aarón Bahamonde.
Por Cesar A. Rincon González
Director de la asociación cultural internacional
Arte sin fronteras por la paz