Ecoplatform chega ao Brasil para reduzir a poeira causada por grandes indústrias

Manta produzida com fibras de coco é alternativa ao uso de caminhões pipas, que amenizam a poeira, mas não resolvem o problema

Líder mundial em pesquisa e fabricação de materiais e revestimentos de nanotecnologia avançada, a Nano-Z, empresa israelense, desenvolveu uma solução para um dos principais problemas ambientais do mundo, principalmente em cidades com extração de minerais – a contaminação do ar. O fato tem gerado estudos e mudanças nas legislações e as exigências estão cada dia mais rígidas e as penalidades impostas para as operações sem controle adequado do pó mais onerosas. A EcoPlatform é uma manta de fibras de coco, que reduz a poeira gerada por grandes indústrias, entre elas, mineradoras, agroindústrias e siderúrgicas. O produto será apresentado em Minas Gerais, no mês de agosto, com testes em duas mineradoras: AMG e Anglo American

Com um investimento de cerca de US$ 600 mil em pesquisa, com desenvolvimento em três anos, em Israel, a parte têxtil é produzida em uma unidade industrial na Índia. O projeto piloto está implantado com sucesso junto a uma unidade industrial de cimento, em uma área próxima ao centro urbano de Jerusalém. “O produto reduz gastos com água, elimina danos ao sistema respiratório de quem convive de perto com o pó em suspensão e contribui para a redução do custo global da poeira, que são difíceis de serem mensurados, principalmente para as comunidades localizadas no entorno da fonte geradora dela”, destaca o CEO da Nano-Z, Ofer Levy.

Atualmente, o método mais comum usado pelas empresas para diminuir a poeira é a aplicação de água potável, tratada ou, ainda, suplementada com cloreto de magnésio, com caminhão pipa, que reduz a poeira por um curto período de tempo, requerendo aplicação constante no solo, o que gera um desperdício de um bem tão precioso.

 

A EcoPlatform

A EcoPlatform é uma manta entrelaçada produzida com fios de fibra de coco, que tem um alto grau de absorção e retenção de água, impedindo os pneus dos caminhões pesados e veículos rodarem diretamente sobre a pista não pavimentada, reduzindo drasticamente a poeira a níveis mínimos e aceitáveis. Ele é formado por duas mantas – uma superior, por onde trafegam os veículos, com um “recheio” de filamentos de fibra de coco, e outra na parte inferior, que fica em contato direto com a via não pavimentada.

É um substrato baseado na tecnologia de biomimética feito de uma mistura única de nanomateriais e elementos ecológicos, solução verde de última geração com materiais 100% biodegradáveis e não inflamáveis. Ela promove uma redução de 85% no consumo de água destinada ao combate da poeira. Com apenas 4 litros/m² aplicados sobre o material, a superfície fica protegida por três a quatro dias (dependendo da temperatura) até nova aplicação de água, ao invés de vários caminhões pipa com milhares de litros no mesmo dia.

A tecnologia é aplicada sobre os fios da manta. Uma mistura única incorporando nanotecnologia projetada para supressão de poeira. O produto é um coletor de água inteligente para o liquido pulverizado sobre ele, assim armazena e captura a água por muito mais tempo, dada a tecnologia aplicada que reduz drasticamente a taxa de evaporação, mantendo assim a alta umidade do solo por longos períodos.

 

Sobre a empresa

Fundada em 2011 em Israel, a Nano-Z Coating é líder mundial em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de materiais, aplicações e revestimentos de nanotecnologia avançada. Sua missão é apresentar produtos mais modernos, com alto desempenho e custos compatíveis.

Todo o processo de P&D é realizado dentro da empresa, através de um corpo técnico altamente especializado em nanotecnologia.

Além da solução EcoPlatform, a NANO Z possui um vasto portfólio de produtos e soluções com nanotecnologia para construção civil, saúde e bem-estar, segmento automotivo, controle de vazamentos em piscinas, tanques e aplicações náuticas, anticorrosivos, proteção para vidros e cerâmica, madeira, tecidos, couro e produtos especiais para limpeza e conservação.

Atualmente a empresa vende para 16 países e iniciou seu processo comercial na América Latina com o Chile e Brasil.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 2063 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários