Escritora e ativista social Dany Lima luta pelo fim da Violência contra Mulher – Luzia Moraes

O Agosto Lilás é um mês de conscientização, porém, todos os dias, mulheres sofrem violência física e psicológica. Por este motivo a escritora e ativista humanitária Dany Lima se engajar em suas redes sociais pelo fim da violência contra as mulheres.
Esse ano a Lei Maria da Penha completa quinze anos, Lei essa que muito contribuiu para proteger, visibilizar e respaldar as mulheres que decidem romper o silêncio e denunciar o agressor. Porém, os casos de violência doméstica ainda são muito  recorrentes, devido às várias dificuldades que existem no enfrentamento à ela, que tem um ciclo sempre doloroso para a mulher. Seja pela violência física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial, quem passa por isso pode se ver diante de uma relação abusiva, onde já houve a manipulação psicológica, trazendo uma série de consequências danosas, como ansiedade, perda da autonomia e da própria identidade.  Além do medo de ser descredibilizada, muitas vezes perante à própria família ou à justiça.
A dependência emocional ou econômica também são fatores que impedem a denúncia. O medo da exposição, assim como da retaliação,  podem também  retardar essa decisão e quando ela acontece, muitas mulheres não suportam o peso do processo e voltam atrás. Por isso, é necessário que as Redes de Apoio invistam cada vez mais em estratégias de acolhimento às vítimas, dando o suporte necessário que ela precisa.
O feminismo antes era visto de forma distorcida, onde se acreditava que a mulher queria se sobrepor ao homem, quando na verdade ela só quer igualdade de direitos. Com o passar dos anos e com o aumento de casos de feminicídio, ficou claro que é uma luta mais que legítima, pois vidas são ceifadas especificamente pelo seu gênero, não deixando dúvidas sobre a importância de discutir incessantemente sobre o assunto, não somente no mês de agosto, mas enquanto vidas puderem ser preservadas.
Mulheres, não se calem! Ao menor sinal de violência, peça ajuda, disque 180, 190 ou procure um Centro de Referência da Mulher em sua cidade. Vocês não estão sozinhas!
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista socioambiental  e colunista Café com Shah
0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 2071 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários