Homenagem a Jorge Jojoa: O Pintor de Paisagens Huilenses

Uma homenagem a Jorge Jojoa e à identidade de Algeciras, Huila.

Este ano, o pitoresco município de Algeciras, Huila, comemora um século de história e progresso desde a sua fundação como entidade institucional. Desde o seu início até ao seu desenvolvimento atual, Algeciras testemunhou um notável crescimento e transformação ao longo dos anos.

Fundada em 8 de abril de 1924, Algeciras baseia sua economia na pecuária, piscicultura e agricultura, com produtos como café, cacau, goiaba e lulo. É considerada a despensa agrícola da Huíla.
No entanto, o seu capital mais valioso é o humano. Por isso, o município presta homenagem às suas figuras ilustres, como o professor e pintor de Algeciras Jorge Jojoa. Aos 80 anos, Jojoa continua fazendo história no mundo da arte. Suas pinturas de paisagens, inspiradas na vida rural, estão expostas em espaços nacionais e internacionais.
Com artistas como o professor Jorge Jojoa Torres, fica evidente que a arte também se cria nesta região. Jojoa compartilha o prazer de mostrar seu município em exposições pelo mundo. Para ele, Algeciras é uma terra fértil de artistas em diferentes disciplinas, por isso é fundamental apoiar as novas gerações.
Neste centenário, Algeciras celebra não só as conquistas do passado, mas também olha para o futuro com otimismo e determinação. Com projetos de desenvolvimento em andamento e uma comunidade unida, o legado de Jorge Jojoa e de outros artistas continua a enriquecer a identidade e o espírito desta terra colombiana.

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 1771 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments