Julho das Pretas: Festival ‘Tá Tudo Odara’ joga luz ao protagonismo da mulher negra e reunirá ativistas em Camaçari

Julho é o mês em que se celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, o dia 25 julho também é conhecido como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, e para marcar este momento, o Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Camaçari e o Instituto Conexão Feminina realizarão a segunda edição do “Tá Tudo Odara” – evento que acontecerá em 29 de julho, sábado, das 9h às 17h, no Boulevard Shopping Camaçari.
Entre rodas de conversa, feira afro empreendedora, oficinas, painéis, música, atrações culturais, desfile, podcast e espaço kids, o “Tá Tudo Odara” que significa Lindo e Belo, vai pautar o protagonismo da mulher negra e os desafios a serem enfrentados no cenário de Camaçari, na Bahia e no Brasil.
O projeto foi idealizado pela Ativista Negra, Produtora Cultural e Chefe de Cozinha, Rose Braga, com a primeira edição em 2019, durante a Parada Cultural da Consciência Negra, no Burissatuba. Agora, em 2023, a iniciativa passou por uma repaginada e novos nomes se somaram à ação.
“O projeto saiu de um encontro de mulheres negras, rastas, dreads, entrançadas e enturbantadas, e hoje se tornou um festival, com a cocriadora Karla Calazans. Duas mulheres negras fortes e potentes se juntaram para transformar esse projeto em um grande festival”, ressalta Rose Braga.
Entre as mulheres convidadas a partilhar suas experiências, levantar questionamentos e ajudar a pensar pontes para o futuro estão a professora Vitalina Silva, vencedora do Prêmio Led Luz na Educação da Rede Globo – 2023, na categoria Professor Inovador; Ana Gomes, Ativista Feminina e idealizadora do; Instituto Conexão Feminina; Celia Santana, consultora e mentora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Camaçari; Nay Souza, empresária e proprietária da loja Raça Brasil; Vanessa Luz, pedagoga e empreendedora, idealizadora do Chupada Gourmet (geladinhos alcoólicos); Kaká da Flor, idealizadora e criadora do Ateliê de Turbante Kaká da Flor, em Camaçari;  Edicleia Pereira Dias, professora, idealizadora e organizadora do Projeto banco de absorventes criado e desenvolvido na Escola Municipal Cosme de Farias; Grey, professora, digital influencer, estudante de Direito e Jornalismo; Fernanda Sousa, jornalista, criadora de conteúdo apresentadora do programa Afro Papo da TV Câmara; Negra Iza, cantora e apresentadora; Claudiane Sena, advogada e membra do Grupo de Juristas Negras – Black Sister In Law; Dra Nelma Barreto, jurista, servidora pública estadual e palestrante internacional; Cintia Neves presidente do Instituto Conexão Feminina; Giovanna Rocha CE0 da Giô Designer  e membra da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE); e a poeta, cantora e compositora Lara nunes do Slam Das Mulé
“O projeto tem como intuito a valorização, fortalecimento e empoderamento feminino de mulheres negras da cidade de Camaçari e da região. É alavancar as mulheres potentes de Camaçari, trazê-las para o centro das atenções no cenário atual e torná-las referência para outras mulheres pretas do município”, destaca Braga.
A entrada é gratuita e os interessados em participar podem se inscrever até o dia 27 de julho, quinta-feira, preenchendo formulário online (clique aqui).
Serviço
O quê: Tá Tudo Odara
Quando: 29 de julho, sábado – das 9h às 17h
Onde: Boulevard Shopping Camaçari – 1º andar, próximo à Riachuello
Quanto: Gratuito – Formulário de inscrição aqui
Maiores informações: (71) 99351-1060 – Karla Calazans ou (71) 99119-3966 – Rose Braga
5 1 vote
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1994 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments