Livro (De)lírios
“Sempre que um novo livro de poesia é publicado, as musas, que sussurram aos corações das poetisas e poetas, bailam em seu salão onírico por saberem que, um, em milhões, será tocado pelo brado da poeta.
Versos que afloram do bem-querer dizer de si e dos desassossegos que nos movem e lhe move na existência.
(De)lírios são muitos rumos;
(De)lírios são muitos lírios.”
(Dhan Ribeiro – Editor)
(De)lírios é o primeiro livro de poesia de Laíra Alves, publicado pela editora Kalango.
O lançamento acontecerá no dia 15 de dezembro (celebração dos 30 anos da artista) no Boulevard Shopping Camaçari, a partir das 17h.
Biografia
Nasceu em São Paulo – SP, em 1992. O mesmo período e berço da criação do Teatro da Solidão Solidária (método de teatro criado por Ivan Antônio, dramaturgo, poeta, ator, diretor, cineasta, e também pai de Laíra Alves). Cresceu nos bastidores de espetáculos, produções de arte e oficinas de teatro, compondo sua formação como ser humano e início da carreira artística.Em 2004 mudou-se para o município de Camaçari – BA, atuando como atriz de espetáculos teatrais, como “A caminho da ternura” (com Paulo Betti e Sérgio Mamberti), bem como participando de grupos locais: Teatro Amador de Camaçari (TAC), Bando de Teatro Resistência e Companhia Camaçariense de Diversão e Arte. Realizou cursos e oficinas na área de produção cultural, interpretação, criação de roteiro, dança contemporânea, ballet e dança de salão.Em 2010 ingressou no Bacharelado Interdisciplinar em Artes, com área de concentração em Teatro (Universidade Federal da Bahia), iniciando, também, o trabalho artístico no Museu de Ciência e Tecnologia da Cidade do Saber (Complexo de cultura, arte, educação e esportes em Camaçari). No ano de 2015 cria o Ateliê Fazendo Arte, com a produção artesanal especializada em feltro, produzindo bonecas, caricaturas e feituras manuais, voltada principalmente para o público LGBTQIA+, crianças negras, mulheres e pessoas com deficiência. Em 2017 compôs a Assessoria de produção do Mestre Bule, repentista, cordelista, sambador e poeta baiano. Além das artes, atua na área de Direito do Consumidor desde 2018.