LIZ MATOS LANÇA EP COM POESIAS DO SEU LIVRO ‘A CICATRIZ E A FLOR’ EM PARCERIA COM FERNANDA NORONHA, PREMIADÍSSIMA CANTORA BRASILEIRA RADICADA NOS ESTADOS UNIDOS

Seis poemas de Liz Matos foram musicados e serão lançados em formato EP (extended play), que leva o mesmo título do livro ‘A Cicatriz e a Flor’, no próximo dia 08 de julho com show da cantora Fernanda Noronha no Bistrot Trapiche, exclusivo para convidados. E não foi somente a Literatura que ganhou destaque como linguagem artística com o lançamento do livro “A Cicatriz e a Flor”. Neste seu mais recente livro de poesias Liz já deu acesso a diversas esferas culturais, como as Artes Visuais, o Teatro e a Dança. Agora, a autora sensivelmente conectou sua fina arte à Música, através do lançamento do EP de título homônimo, e também com a Moda, representada neste feito com o figurino artístico cuidadosamente escolhido por Liz e pelo expert em Moda Roberto Pires, trazendo elegância e requinte para o show de apresentação do álbum.

A obra fonográfica inédita faz um singular casamento entre poesia e música. A produção do EP se realizou em dois países, atendendo importantes propósitos estabelecidos pela autora que fez questão de, mais uma vez, promover o intercâmbio cultural com a produção, gravação, contratação dos profissionais envolvidos e locações ocorridas no eixo Estados Unidos e Brasil. E, também, de divulgar a Cultura Brasileira e seus notáveis representantes, que vêm difundindo com excelência a imagem positiva do Brasil no mundo. A iniciativa dá prosseguimento ao projeto que incluiu o lançamento nacional e internacional do livro, cuja edição bilingue português-italiano, lançada através da Edizioni WE, está disponível na Amazon, e a edição nacional publicada pela Editora Essencial.

As composições musicais para este EP independente foram criadas pela própria Fernanda Noronha e por Jair Luz, e gravadas nos EUA e no Brasil, nos estúdios Pulsom (Geórgia, EUA), Estúdio Paulo Calasans (São Paulo) e Estúdio Parque do Som (Salvador). Jair Luz assina também a direção artística e produção musical. As produções musicais e aarranjos ficaram a cargo de grandes nomes nessa área, como Paulo Calasans, Jair Luz e Peu Pereira. As referências passeiam pela bossa nova, jazz, música brasileira romântica, folk jazz e toques de valsa.

O EP ‘A Cicatriz e a Flor’ traz seis faixas que fazem um requintado passeio por diversas sonoridades rítmicas, interpretadas por Fernanda Noronha, cantora baiana radicada nos Estados Unidos e internacionalmente premiada. Entre os prêmios, estão o “Brazilian International Press Award” (apresentado pelo Focus Brasil Foundation e Rede Globo Internacional), por duas vezes como Melhor Cantora Brasileira nos Estados Unidos e mais uma vez como Melhor Show do Ano. E, ainda, o prêmio “Notáveis USA” na categoria Artista. Recebeu também o título de “Embaixadora Internacional das Artes e Cultura Brasileiras”.

“Para nós, este foi um processo extremamente novo, e ao adaptarmos a melodia às poesias procuramos preservar sua originalidade. Acabou sendo uma sintonia perfeita e natural”, comenta Fernanda. Ela acrescenta que todos os profissionais envolvidos tiveram muito cuidado em fazer algo diferente, e com amor. “A poesia se juntou à música e ambas se complementaram”, resume a cantora, que veio dos Estados Unidos especialmente para o show de lançamento em Salvador, no qual será acompanhada por quatro músicos.

A expectativa é que as pessoas recebam essa obra, uma verdadeira odisseia lítero-musical, como uma volta à MPB que contemplava o romance, a sensibilidade e o requinte, mas com uma pegada totalmente atual. “A sensibilidade ímpar e a qualidade impecável da poesia luxuosa de Liz Matos, equilibrada com maestria com as construções melódicas minuciosamente compostas para este projeto é, sem dúvida, o selo de garantia e excelência deste belíssimo e harmonioso trabalho, que conduz o ouvinte a rever e deixar aflorar suas melhores emoções”, explica Fernanda.

Vale ressaltar também que a capa do EP tem a contribuição elegante do designer Ladislau Lucas, que emoldura de forma sensível a alma de Liz Matos, através de ilustrações graciosas e projeto gráfico impecável em homenagem à poeta baiana. Este registro fonográfico estará, em breve, disponível nas principais plataformas digitais, como Spotfy, Deezer, iTunes e Google Play.

 

Mais informações: ASSESSORIA DE IMPRESA Roberto Pires

(71) 99135-6575 / [email protected]

 

5 1 voto
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2699 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários