No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, será realizado o “Seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade – Combate a Poluição Plástica”; no Auditório do Instituto de Biologia da UFBA, Rua Barão de Jeremoabo, 668 – Campus de Ondina, das 9 às 18h, uma iniciativa da Ação da Cidadania – Comitê Salvador, em parceria com o Instituto de Biologia da UFBA.
A Ação da Cidadania – Comitê Salvador, em 2023 faz 20 anos de atividades e o Comitê Nacional 30 anos. Será um ano de muitas realizações, organizando diversos eventos e campanhas para comemorarmos esses 20 anos de atividades ininterruptas na Bahia.
A criação desta data tem como objetivo principal estimular a reflexão e o debate sobre a questão despertando o interesse das pessoas pelo problema da poluição no mundo e reforça a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais.
A cada ano é definido um tema, em 2023 será o Combate a Poluição Plástica, definido pela Assembleia Geral da ONU como tema, que reivindica mudanças profundas nas politicas e nas nossas decisões que levem a estilos de vida mais limpos, sustentáveis e ecológicos, em harmonia com a Natureza.
Em poucas ocasiões o Dia Mundial tem tanto significado como nesse momento, visto que a Crise Mundial causada pelo plástico, cada vez mais vem se agravando, com números alarmantes: Estima-se que 75 a 199 milhões de toneladas de plástico sejam encontrados atualmente em nossos oceanos.
A menos que mudemos a forma como produzimos, usamos e descartamos o plástico, a quantidade de resíduos plásticos que entram nos ecossistemas aquáticos pode quase triplicar de 9 a 14 milhões de toneladas por ano em 2016 para 23 a 37 milhões de toneladas projetadas por ano até 2040.
Serão abordados os seguintes temas: Botânica, Agroecologia no Meio Amby, GMA e Proteção Ambiental em Salvador, Móveis Plásticos Reciclados, Redes de Educação Ambiental, Projetos e Ações da Agricultura Familiar, Moda Sustentável, Resíduos, Saneamento e Reciclagem, Xamânismo, Natureza, Cozinha Natural Sustentável, Educação Transformadora Eco Sistêmica, Ecologia, Sustentabilidade e Desenvolvimento, Preservação do Meio Ambiente nas Cidades.
Luzia Moraes é produtora cultural, escritora e ativista ambiental. Através do seu trabalho pela preservação das praias limpas é parceria do Bloco da Cidadania (desde 2014), Bloco Amigos do Rio Vermelho/AMARV e Campanha Balaio Verde na Festa do Dia 02 de Fevereiro, com a Secis – Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação – Prefeitura de Salvador (desde 2015).
Serviço
Seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade – Combate a Poluição Plástica”
Local: Auditório do Instituto de Biologia da UFBA;
Dia: 05 de junho (segunda-feira);
Horário: das 9 às as 13h;
Endereço: Rua Barão de Jeremoabo, 668 – Campus de Ondina;
Entrada franca– sugestão de doação de Alimentos não perecíveis.