Luzia Moraes no “Seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade – Combate a Poluição Plástica”

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, será realizado o  “Seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade – Combate a Poluição Plástica”;  no Auditório do Instituto de Biologia da UFBA, Rua Barão de Jeremoabo, 668 – Campus de Ondina, das 9 às 18h, uma iniciativa da Ação da Cidadania  – Comitê Salvador, em parceria com o Instituto de Biologia da UFBA.
A Ação da Cidadania – Comitê Salvador, em 2023 faz 20 anos de atividades e o Comitê Nacional 30 anos. Será um ano de muitas realizações, organizando diversos eventos e campanhas para comemorarmos esses 20 anos de atividades ininterruptas na Bahia.
A criação desta data tem como objetivo principal estimular a reflexão e o debate sobre a questão despertando o interesse das pessoas pelo problema da poluição no mundo e reforça a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais.
A cada ano é definido um tema, em 2023 será o Combate a Poluição Plástica, definido pela Assembleia Geral da ONU como tema, que reivindica mudanças profundas nas politicas e nas nossas decisões que levem a estilos de vida mais limpos, sustentáveis e ecológicos, em harmonia com a Natureza.
Em poucas ocasiões o Dia Mundial tem tanto significado como nesse momento, visto que a Crise Mundial causada pelo plástico, cada vez mais vem se agravando, com números alarmantes: Estima-se que 75 a 199 milhões de toneladas de plástico sejam encontrados atualmente em nossos oceanos.
A menos que mudemos a forma como produzimos, usamos e descartamos o plástico, a quantidade de resíduos plásticos que entram nos ecossistemas aquáticos pode quase triplicar de 9 a 14 milhões de toneladas por ano em 2016 para 23 a 37 milhões de toneladas projetadas por ano até 2040.
Serão abordados  os seguintes temas: Botânica, Agroecologia no Meio Amby, GMA e Proteção Ambiental em Salvador, Móveis Plásticos Reciclados, Redes de Educação Ambiental, Projetos e Ações da Agricultura Familiar, Moda Sustentável, Resíduos, Saneamento e Reciclagem, Xamânismo, Natureza, Cozinha Natural Sustentável, Educação Transformadora Eco Sistêmica, Ecologia, Sustentabilidade e Desenvolvimento, Preservação do Meio Ambiente nas Cidades.
Luzia Moraes é produtora cultural, escritora e ativista ambiental. Através do seu trabalho pela preservação das praias limpas é parceria do Bloco da Cidadania (desde 2014), Bloco Amigos do Rio Vermelho/AMARV e Campanha Balaio Verde na Festa do Dia 02 de Fevereiro, com a Secis – Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação – Prefeitura de Salvador (desde 2015).
Serviço
Seminário Meio Ambiente e Sustentabilidade – Combate a Poluição Plástica”
Local: Auditório do Instituto de Biologia da UFBA;
Dia: 05 de junho (segunda-feira);
Horário: das 9 às as 13h;
Endereço: Rua Barão de Jeremoabo, 668 – Campus de Ondina;
Entrada franca– sugestão de doação de Alimentos não perecíveis.
0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Luzia Moraes 2702 Artigos
Luzia Moraes é produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica. Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou como “destaque” no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", *Perspectivas em Movimento*, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”. Foi *madrinhas* durante dois anos da Campanha *Mc Dia Feliz* pela unidade McDonald's de Villas do Atlântico. Entre as muitas homenagens, Luzia virou nome de pratos de drinks em renomados e premiados bares e restaurantes de Salvador,
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários