O Museu da Capitania de Ilhéus em negociação com a Prefeitura de Camamu, uma das mais antigas cidades da Bahia, que pertencia a Capitania de Ilhéus, por intermédio da gestão do Prefeito Enoc Souza e sua diligente equipe, precisamente Jorge Kened e Dra. Eulla Magalhães, da consultora Agência Oikos – Úrsula Montes, que vêm trabalhando desde fevereiro, deste ano, para implantar o Museu da Baía de Camamu (nome provisório).
Em meados de Fevereiro, a Oikos/Cepoi/Museu teve a primeira reunião com a equipe da Prefeitura de Camamu, na sede da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, com a Procuradoria Geral do Município, a Presidência da Câmara de Vereadores, a consultora Oikos para discutirmos a implantação e gestão do museu, que culminou com o primeiro passo que é assinatura de um acordo de cooperação técnica.
Neste processo de discussão priorizou-se a implantação desta unidade com a expertise e chancela do Museu da Capitania de Ilhéus, por ser uma instituição de salvaguarda da história regional, reconhecida pelo Goethe Institut e o Instituto Moreira Sales.
Este Acordo permitirá que a equipe do Museu composta por museólogas, historiadores e sua equipe de gestão possam replicar a forma como atuamos aqui na cidade de Ilhéus, explicou Rogério Matos, Diretor Geral do Museu da Capitania, que juntando com a equipe da Prefeitura de Camamu, e, a comunidade local, que participará do projeto, com doação de acervos, será, com certeza, mais um caso de sucesso o processo de implantação e gestão do Museu da Baía de Camamu.
A reunião de assinatura aconteceu ontem (08/03/2022) no Palácio Paranaguá e contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, o Diretor-Presidente do CEPOI – Nelson Alves dos Santos Filho, o Diretor Geral do Museu da Capitania de Ilhéus, Rogério Matos e o Diretor Presidente da Agência Oikos – Vladimir Hughes. @kenedgoza @hughesvladimir @rogeriorato50gmail.c @geraldo_magela61