O governo federal acaba de encaminhar à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, documento orientando a suspensão da maior parte das atividades de pesquisa,

O governo federal acaba de encaminhar à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, documento orientando a suspensão da maior parte das atividades de pesquisa, inclusive as consideradas estratégicas. O corte foi determinado pela SOF do Ministério da Economia. Para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o corte é de RF$ 249.463.000,00. O corte de recursos para Embrapa chega próximo aos R$ 150 milhões, uma vez que a empresa é a principal vinculada ao Mapa.
Dessa forma os impactos são:
Custeio – não haverá cumprimento dos contratos de gestão e pagamento das despesas de funcionamento da Embrapa. Isso acarretará a paralisação dos projetos de pesquisa, inclusive aqueles destinados a temas estratégicos.
Outro impacto direto é a inviabilidade dos rebanhos e campos experimentais da instituição em todo o país. Interrupção de projetos de pesquisa em parceria com o setor privado, já que os mesmos dependem em parte do caixa da Embrapa.
Na área de investimentos a principal impacto será a interrupção de ações de manutenção do patrimônio público, com a possível dispensa de todo o serviço de terceirizados do pessoal de segurança.
Inviabilidade de adequação a legislação ambiental, com consequências em multas e autuações decorrentes do descumprimento de legislação e orientação de ordem de controle.
Além disso, deverá ser suspenso o ERP – novo sistema operacional da administração da empresa.

Allan Munduri

0 0 votos
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 2072 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários