Projeto Conversaria Literária fala sobre o mercado da cultura com nomes com Lazzo Matumbi, Sálua Chequer e Antônio Nóbrega

Música, literatura, mercado cultural e cidadania são alguns dos temas do mês de janeiro do projeto Conversaria Literária, que acontece no canal do Youtube do poeta Maviael Melo, a partir das 20h. A estreia acontece na quinta-feira, 28 de janeiro, com o tema: A Cultura Popular e a Literatura de Cordel na formação da cidadania, que tem como convidados Alisson Menezes, Sálua Chequer e Antônio Nóbrega. Já na sexta-feira, 29, os convidados Lazzo Matumbi, Juliana Ribeiro e Marcelino Freire falam sobre: Como driblar as dificuldades do mercado literário no mundo pós-pandemia e quais alternativas para quem sobrevive de projetos, shows e lançamentos de livros, discos e recitais. Para finalizar a primeira edição, no sábado, 30, o debate é sobre como um escritor sem editora pode fazer para seu livro atingir um máximo de público, com Pok Ribeiro, Paulo Lins e Lupeu Lacerda. “Vamos abordar os temas, mas não vamos limitar os convidados, queremos conversar também sobre o processo criativo e valorizar em sua essência a poesia e literatura”, pontua Maviael Melo.

 

Ao todo, serão nove encontros virtuais, até o final do mês de março, que serão gravados obedecendo todas as recomendações sanitárias vigentes. O projeto terá o violão como marcação sonora, em um cenário de luz marcante, onde o poeta e cantador Maviael Melo, media a conversa em ilustrações poéticas e históricas de momentos, das trajetórias dos convidados e do próprio mediador, abordando temas atuais e os processos criativos de cada convidado, com base no tema do mês, mas sem limitar a livre expressão e o fluir poético. “Um dos nossos objetivos também é observarmos o que os jovens estão falando nas redes sociais e a sua inserção na literatura”, conta Maviael.

 

O material será disponibilizado no Youtube.com/maviaelmelo, mas o objetivo também é produzir um programa de TV e também gerar um DVD com todas as edições para serem distribuídos em escolas e bibliotecas públicas.  “Assim queremos fortalecer a rede de leitura, divulgar escritores, músicos, poetas, através de temas relevantes à cultura da Bahia”, fala Mavieael. O Conversaria Literária surgiu em 2019, a princípio num bate papo com músicos e poetas, entretanto, diante da necessidade do isolamento e a dificuldade de se realizar produções presenciais, nasceu o formato virtual.

 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

– – – – – –

MARCELA OLIVA

email: [email protected]

mobile: +55 11 94398-3435

Conteúdo privilegiado e confidencial. Se a mensagem for recebida por engano, por favor, avise ao remetente e apague-a, sendo proibida sua cópia ou divulgação.

Privileged and confidential. If this message has been received in error, please notify the sender and delete it, copy and disclosure are prohibited.

 

 

0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1988 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments