O último domingo (19), foi o dia “D” da Semana do artesão que encontra-se na 9° edição. A ADABA criou esse Movimento em 2012 com o objetivo de celebrar o dia do artesão que é comemorado nacionalmente em 19 de março, mas que aqui na Bahia a data, antes não era comemorada.
Normalmente o evento é realizado por meio de uma Feira de artes com duração de uma semana, contudo nesta edição e com o apoio da SALTUR, ela foi ampliada para nove dias, devido à feliz coincidência da comemoração do aniversário de Salvador que iniciou em 15 de março e seguirá até o dia 01 de abril.
A homenagem foi iniciada por João Durães, fundador e Coordenador da ADABA, que parabenizou os artesãos pelo dia e em seguida falou sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria cuja profissão é uma das mais antigas no mundo, contudo sem reconhecimento.
Além dos artesãos, tiveram presentes também nas homenagens alguns músicos parceiros, amigos, simpatizantes da Causa,Leonardo (assessor de Tiago Correia, deputado que ajudamos eleger e nos apoia) e da madrinha do evento, Luzia Moraes.
Esperamos que num futuro próximo, nossas lutas por políticas públicas a nós direcionadas, tornem-se uma realidade, de forma a podermos trabalhar dignamente na profissão escolhida, a de artesãs e artesãos.