Conheçam a Rio Limpo, uma corrente para salvar o Joanes

A OSCIP Rio Limpo surgiu em 2008, com a necessidade de constituir uma Entidade para organizar e estudar uma forma de mobilização da população residente nas proximidades do rio e que já se mostrava incomodada pela degradação do Joanes.
A Rio Limpo já conta com o apoio de mais de noventa Condomínios de Lauro de Freitas e Camaçari, a confiança e solidariedade de centenas de ambientalistas e o respeito das autoridades Municipais e Estaduais. Suas ações tem sido desenvolvidas através de projetos e programas visando a preservação e revitalização da Bacia do Joanes, com foco na conscientização e educação ambiental da Comunidade, sem nenhuma conotação politica ou partidária.
A Rio Limpo já esta presente na APA Joanes-Ipitanga, com dois membros no seu Conselho Gestor, os Sócios Fundadores Dr. Fernando de Carvalho – Engenheiro Florestal e o Dr. Caio Marques – Advogado com especialização em Direito Ambiental, este inclusive é o atual Secretario Executivo da APA.
A Rio Limpo é a primeira manifestação civil de interesse público organizada juridicamente no Município de Lauro de Freitas, dirigida por pessoas da comunidade, sem qualquer envolvimento político-partidário e que tem como objetivo planejar e construir todas as necessárias ações para que sejam revertidos os vetores que determinam a piora da qualidade das águas da Bacia do Joanes, com a degradação do seu entorno, perda de receita e de investimentos, desvalorização dos seus imóveis, perda das suas atrações naturais,
perda da contemplação das suas águas e da sua balneabilidade, redução do turismo, da pesca, da mariscagem, e da utilização das águas como fonte de lazer, riqueza e renda, para a comunidade.

A Rio Limpo age ainda como uma motivadora e sensibilizadora da comunidade, velando pela qualidade da água da Bacia, em conjunto com as demais associações e órgãos responsáveis.

A Rio Limpo visa promover eventos culturais que tenham abordagens voltadas para os aspectos da sustentabilidade, visando
pacificar os entendimentos de respeito à natureza, sem que sejam necessárias as ações pela intocabilidade, mas pela forma equilibrada
de manejar o ambiente, sem causar danos irreparáveis e reparar todos os causados, a partir do manejo. Uma das formas de reparação é o carbono zero.
Se todos os eventos que lançam carbono na atmosfera forem estimulados a plantar árvores em quantidade que resgate a emissão, estes serão eventos sustentáveis.
0 0 votes
Avaliação do artigo
Sobre Shah Moises 1988 Artigos
Cineasta, editor, e produtor cultural.
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments